19.3 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralChuvas podem retornar para o centro-oeste

Chuvas podem retornar para o centro-oeste

Instabilidades ganham intensidade no sul, norte e nordeste do Brasil

Até o final deste mês de Julho, as projeções mostram um pequeno avanço das chuvas para o centro-oeste e sudeste. O sistema que mais chama a atenção no período é uma frente fria que poderá se formar no final do mês e quebrar a condição do bloqueio atmosférico que atua na parcela central do Brasil.

Contudo, as instabilidades ficarão deslocadas para a metade oeste e sul do centro-oeste, sem conseguir adentrar para as áreas entre o Goiás, Tocantins e interior nordestino.

Região Sul
O avanço de algumas frentes frias e também de áreas de baixa pressão, vão garantir as chuvas sobre a região. Especialmente entre o norte do RS e serra de SC, onde os volumes ficam entre os 150 e 200 mm nos próximos 15 dias. A tendência é de que as chuvas sejam mais irregulares sobre o norte do PR e sudoeste do RS ao longo do período.

Região Sudeste
A expectativa é de que algumas instabilidades consigam avançar com o avanço das frentes frias pelo cone sul do Brasil. Porém, as chuvas mais significativas ficarão restritas à região sul do estado de SP, onde os volumes variam entre 25 e 100 mm, indicando uma grande irregularidade das instabilidades. Também há indicativos de chuvas sobre o sudoeste de São Paulo, na grande região de Presidente Prudente até as áreas mais centrais como Bauru, bem como o sul Fluminense, ES e noroeste de MG. Entretanto, nessas localidades as projeções indicam valores entre 5 e 15 mm ao longo do período.

Região Centro-Oeste
A mais recente projeção do centro americano, indica que as chuvas podem retornar para a região no início do mês de Agosto. Contudo, até o dia 29 de Julho a tendência é da manutenção do tempo seco e extremamente quente sobre a região. Nesta projeção temos indicativos de chuvas entre os 25 e 50 mm na grande região do Alto Pantanal até  as proximidades de Parecis em MT. Também chove sobre a parcela central do MS, mas com as chuvas mais significativas ocorrendo no final do período. Por outro lado, não há sinalização de chuvas sobre o leste do MT e em todo o estado do GO.

Região Nordeste
A projeção estendida para os próximos 15 dias, indica um aumento na frequência das chuvas sobre a região. Essas instabilidades ficam concentradas sobre a faixa leste, especialmente entre o sul da BA até o RN. Os maiores volumes ficam entre os 100 e 150 mm entre o leste de SE e litoral da PB. Sobre o noroeste do MA as chuvas também serão volumosas e frequentes, podendo superar os 100 mm no decorrer do período. Por outro lado, as chuvas ficam escassas sobre o CE, metade sul do MA, PI oeste de PE e todo o interior da BA.

Região Norte
A previsão indica um aumento na quantidade de chuva sobre a região. Porém este aumento será mal distribuído, concentrando as instabilidades mais fortes sobre o norte do AM e norte de RR. Nestas áreas os volumes podem ultrapassar a marca dos 250 mm no final do período. A tendência também mostra um leve deslocamento das chuvas mais à oeste, possibilitando o retorno das instabilidades mais expressivas sobre RO e sul do AM. Mesmo assim, a massa de ar seco e quente continuará atuando sobre a metade sul do PA e todo o estado do TO, onde não há previsão de chuvas ao longo dos 15 dias.

Fonte: AgroLink

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS