20.2 C
Jatai
InícioNotíciasBrasília sedia debate sobre agricultura saudável e uso de insumos biológicos, promovido...

Brasília sedia debate sobre agricultura saudável e uso de insumos biológicos, promovido pelo Instituto Moara

Brasília sedia, nos dias 10, 11 e 12 de agosto de 2022, a primeira edição da Jornada da Agricultura Saudável (JAS), debate que o Instituto Moara promove no Parque Tecnológico de Brasília (BIOTIC). Como o conceito de agricultura saudável vai muito além da produção, a Jornada da Agricultura Saudável é voltada para a sociedade em geral, abrangência que pode ser comprovada em sua programação.

Do solo à mesa, da aldeia ao internacional, da economia ao meio ambiente e à cultura, são vários os temas que serão tratados. E abordados por diversos especialistas, que falarão sobre solos, bioinsumos, sustentabilidade, turismo ecológico, logística, nutrição, culinária saudável, além de produtores relatando sua experiência com o uso de manejo biológico e da apresentação de cases internacionais.

Agricultura saudável é um conceito que se refere à produção de alimentos saudáveis, adequados e nutritivos, com uso prioritário de agentes biológicos, buscando o equilíbrio dos ecossistemas agrícolas por meio da melhor utilização de energia, dos recursos naturais, da conservação da biodiversidade, e da melhoria da fertilidade e da estrutura do solo e da qualidade da água. Relaciona-se ainda com o desenvolvimento de sistemas alimentares social e ambientalmente sustentáveis.

Difundir esse conhecimento e fomentar a sua aplicação são alguns dos objetivos do Instituto Moara, que promove ações educacionais desde 2020, motivado pelo sonho de contribuir com a saúde e o conhecimento dos cidadãos brasileiros. Nesse caminho, o instituto posicionou-se como pioneiro em soluções inovadoras, que envolvem pesquisa, desenvolvimento, extensão, abordagem prática, na promoção de uma agricultura regenerativa e saudável para o consumidor final.

O instituto foi formado pela Moara Bioestimulantes Agroambientais, indústria de insumos biológicos, para suprir a demanda por informação por parte dos produtores que compram os produtos da empresa. “Percebemos que existia uma oportunidade de disseminar informação técnica de qualidade para nosso público. Na empresa não tínhamos esse serviço de capacitação, então optamos pela formação do instituto porque entendemos que, além de oferecer o serviço, poderíamos colaborar com outras ações, para o público geral. Assim, o instituto assume as funções de promover educação, capacitação e treinamento”, explica Douglas Scheunemann, CEO da Moara e vice-presidente do Instituto Moara.

“Ajudar a nascer”

“Ajudar a nascer” é o significado do nome moara, de origem tupi-guarani, e reflete a missão da Moara de ajudar a nascer um novo jeito de fazer agricultura. Scheunemann registra que a agricultura biológica não surgiu agora, sendo inclusive associada a povos indígenas, com quem a Moara desenvolve parceiras relevantes. “A ideia por trás da jornada é contar para o nosso público o que estamos fazendo como instituto. Com povos indígenas, indigenistas e a Funai (Fundação Nacional do Índio), estamos fortalecendo a agricultura biológica, e o que trazemos de diferencial é a tecnologia dos ativos biológicos desenvolvidos pela Moara. O instituto é também um meio de ensinar o público a filtrar o que é correto, o que são práticas verdadeiramente saudáveis nesse tipo de agricultura”, afirma.

Uma novidade na JAS será o lançamento de uma plataforma de comércio eletrônico de artigos indígenas, a Maeí, desenvolvida pelo instituto e exclusiva no mercado, com a finalidade de divulgar para o Brasil e para o mundo o artesanato indígena, com a monetização revertida para as comunidades e para os artistas. O significado do nome da plataforma, de origem tupi-guarani, condiz com sua atuação, que é “vender, distribuir e compartilhar”. O desenvolvimento da iniciativa conta com cooperação técnica da Funai.

Inscrições

As inscrições para a jornada estão abertas e podem ser feitas por qualquer pessoa, pelo site do Instituto Moara – http://www.institutomoara.org/. São gratuitas e o participante deve entregar, no primeiro dia do evento, um quilo de alimento não perecível. O montante recolhido será entregue a instituições de caridade.

Fonte: Vincere Comunicação

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS