O tema da Convenção ABRAS 2022 é “A nova economia supermercadista” e a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil leva para esse encontro anual a nova tecnologia que representa uma revolução nas relações de negócios em todos os elos da cadeia de abastecimento — o Código 2D ou bidimensional.
Nos dias 19 e 20 de setembro, a cidade de Campinas (SP) sediará a convenção que revela todas as tendências do setor supermercadista, um complexo ecossistema que passa por constantes transformações como, por exemplo, programas de fidelidade, comércio eletrônico, serviços digitais, serviços financeiros e autoatendimento. Esse, por sinal, evoluindo rapidamente com a colaboração do Código 2D, que proporciona ao consumidor mais exigente todas as informações que ele precisa para garantir segurança em suas compras e melhores experiências.
No estande da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil o visitante vivencia, na prática, como funciona a leitura do Código 2D para obter informações como data de validade, lote, número de série, dados nutricionais, entre outros. Enquanto o código de barras tradicional carrega 13 dígitos, o bidimensional pode conter milhares de dígitos, além de permitir a impressão em uma área muito menor na embalagem.
“Os códigos de barras bidimensionais causam uma revolução na rotina de automação com o aumento da capacidade de armazenar muito mais dados, além de promover agilidade à cadeia de abastecimento e redução de custos nos processos”, destaca o presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira. Na opinião de Oliveira, “a capacidade de capturar, armazenar e processar a infinidade de dados que são gerados diariamente se tornou fator fundamental para a sobrevivência das empresas e para melhorar a qualidade de vida das pessoas”.
Novas possibilidades
A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil apoia o mercado para a transição do código de barras linear para o bidimensional e explorar as novas possibilidades de negócios agora e no futuro. A expectativa é de que indústria e varejo percebam uma mudança surpreendente nos processos mais simples de gestão e controle de estoques, monitoramento da data de validade e prevenção de perdas. Para os consumidores, as novidades começam na garantia da autenticidade dos produtos e melhor experiência de compra. Esta simples mudança do código estampado nas embalagens conecta rapidamente todos os elos da cadeia de suprimentos de forma rápida, segura, transparente e sustentável.
Fonte:Marcelo Danil – DFreire Comunicação