21.4 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralSolução sustentável da Gripmaster aumenta em até 400% o ciclo de vida...

Solução sustentável da Gripmaster aumenta em até 400% o ciclo de vida de pneus para o mercado OTR

Desenvolvido com uma tecnologia americana de preenchimento, o 3S da Gripmaster é certificado com o selo verde do Instituto Internacional Chico Mendes e permite que o pneu continue rodando mesmo com furos ou cortes na carcaça

Marca especialista em pneus e soluções sustentáveis destinadas para o mercado de máquinas fora de estrada, a Gripmaster conta com uma solução de preenchimento, o 3S (s de seguro, sem ar e sem furos), que evita as paradas para manutenção ou para calibragem dos pneus das máquinas. Ou seja, elimina problemas de esvaziamento e explosão, depois da ocorrência de algum furo ou rasgo, o que significa uma maior segurança para os operadores, assim como a redução das perdas prematuras de pneus e consequente aumento da vida útil do produto. A solução 3S já está sendo utilizada por mais de 400 empresas dos mais diversos segmentos como mineração, construção, florestal e siderurgia.

No processo da solução 3S, o ar do pneu é substituído por um polímero de alta tecnologia, material com características elásticas, que permite deformações sem rupturas do produto e absorção de impactos, em função das propriedades físicas do polímero, e assim o pneu consegue rodar mesmo com objetos cortantes e garante ao operador ergonomia equivalente ao pneu preenchido com ar.

“O pneu continua rodando mesmo com perfurações e cortes. Há uma maior produtividade das máquinas com maior disponibilidade física do equipamento, além do aumento da segurança na operação do cliente, pois o risco de explosões é eliminado e proporciona mais conforto para operador comparado a máquinas que operam com pneus sólidos”, ressalta Bernardo Bissolotti, gerente de serviços da Gripmaster.

Como parte do projeto Ciclo Verde da marca, a solução de preenchimento de pneus 3S tem todo o descarte e a reciclagem dos resíduos feita de forma 100% sustentável por meio de logística reversa da empresa. O elastômero do preenchimento que se encontra em bom estado é retirado, reciclado e reutilizado em novas peças após rigorosas análises técnicas, enquanto o polímero que não está adequado para uso é enviado para empresas de reciclagem e destinado a outras aplicações como granulados recicláveis; asfalto, entre outros.

“Este é um dos vieses ESG oferecidos pela solução 3S para os clientes. Se o produto permite que o pneu dure mais, isso significa menor demanda de pneus na indústria e a solução 3S – que pode ser reaproveitada no ciclo de preenchimento de um novo pneu – é sustentável, gerando assim um ciclo virtuoso para solução de mobilidade no mercado OTR”, destaca Bissolotti.

A proposta da Gripmaster não está atrelada somente a oferecer o preenchimento dos pneus com material de alta qualidade e tecnologia, mas a uma completa prestação de serviço. Por isso, a marca disponibiliza consultoria especializada e acompanhamento técnico de toda a operação. “Além de ofertar um produto de alta qualidade, com garantia permanente e sustentável, nós temos uma equipe de engenharia dedicada ao acompanhamento completo da operação do cliente”, destaca o gerente de serviços da Gripmaster.

Solução 3S é case de sucesso com a Suzano Papel e Celulose

A parceria da Gripmaster com a Suzano Papel e Celulose, empresa referência global na fabricação de bioprodutos a partir da produção de eucaliptos, envolve um projeto pioneiro do preenchimento 3S em pneus de equipamentos do tipo forwarders, usados na colheita do eucalipto. Até julho deste ano, a Gripmaster fez o preenchimento de mais de 370 pneus em 88 máquinas da Suzano. Com a adoção da solução 3S, a Suzano conseguiu reduzir em 38% a compra de pneus novos, com aumento de 400% da vida útil dos pneus de sua frota atual. Também registrou aumento de 2% na produtividade de sua operação, além da projeção de redução de 50 toneladas na geração de resíduos. “Com a adoção do 3S, a Suzano já teve mais de 200% de retorno do investimento total na solução com produtividade, redução de custos e longevidade dos pneus”, afirma Bernardo Bissolotti.

Fonte: Lilian Rossetti

spot_img
spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS