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Enel Distribuição Goiás desenvolve plano de atuação para período chuvoso

Plano Verão, como é chamado, complementa todas as ações realizadas pela companhia ao longo do ano, como investimentos em melhorias e manutenções.

Objetivo é garantir maior eficiência no atendimento e rapidez na resposta às ocorrências.

A Enel Distribuição Goiás montou um plano de ações para o período chuvoso que já se inicia no Estado. Com ventos fortes, raios e grande incidência de queda de árvores e galhos sobre a rede, o início das chuvas de verão é desafiador para o sistema elétrico. Para se preparar para esse período, todas as áreas da companhia se reuniram para elaborar um conjunto de ações e procedimentos, batizado de Plano Verão, que tem com o objetivo garantir mais sinergia entre as equipes e, com isso, maior eficiência no atendimento e rapidez na resposta às ocorrências.

“Com o Plano Verão, desenhamos diferentes cenários e fazemos exercícios simulados durante o período de seca com o objetivo de garantir que sejamos efetivos e rápidos em momentos de grande contingência. Para esse ano, estamos trabalhando para obter resultados cada vez melhores, identificando falhas e apresentando novas soluções para garantir a melhor efetividade possível no serviço”, destaca o Diretor de Redes da Enel Distribuição Goiás, José Luis Salas.

Ele acrescenta que o Plano Verão é um complemento a todas as ações realizadas pela companhia ao longo do ano, como intensificação de manutenções, instalação de tecnologia e investimentos em melhorias. “Durante o período seco, trabalhamos fortemente em manutenções na rede, trocas de equipamentos, podas e limpezas de faixa de servidão para deixar o sistema elétrico o mais bem preparado possível para a chegada das chuvas. Adicionalmente, fazemos todo o trabalho administrativo para garantir que tenhamos o material e a força de trabalho estrategicamente espalhados pelo território goiano para atuar em casos de contingência por conta das chuvas”, completa.

Outra frente de atuação que traz muito benefício para o fornecimento de energia, principalmente no período chuvoso, é a implantação de tecnologia na rede elétrica, por meio da instalação de equipamentos telecontrolados pelo Centro de Operações. Os equipamentos variam entre religadores e chaves automáticas de redes trifásicas e os TripSavers, que são religadores de redes monofásicas. Essas ferramentas permitem que o fornecimento de energia seja restabelecido em poucos minutos em caso de falha transitória, ou seja, quando não há nenhum dano estrutural. Além disso, quando existem defeitos mais significativos, os equipamentos permitem isolar trechos, deixando o menor número possível de clientes desabastecidos até que os reparos sejam realizados pelas equipes de campo. Atualmente, cerca de 8 mil chaves e religadores trifásicos e aproximadamente 2 mil TripSavers já estão em operação em todo o Estado.

Raios em Goiás

Em 2021, Goiás registrou um aumento de mais de 20% de incidência de raios comparado ao ano anterior: foram mais de cinco milhões. Além de causar interrupções no fornecimento de energia, as descargas atmosféricas podem provocar curto-circuito, queima de equipamentos e acidentes fatais. Cerca de 24% dos desarmes do sistema elétrico são causados por essas descargas elétricas, os técnicos do Centro de Operações, em Goiânia, monitoram em tempo real, 24 horas por dia, as condições climáticas em todo o Estado, em parceria com o Climatempo. O objetivo é monitorar a evolução das tempestades e apoiar a mobilização das equipes em campo, com foco na minimização do tempo de atendimento em casos de interrupção no fornecimento de energia. “Ao ser detectado um risco, as equipes de manutenção são acionadas, permitindo aos técnicos um maior tempo para planejar as ações em campo”, explica José Luis.

Investimentos

A Enel tem investido na modernização da rede, na manutenção preventiva e em grandes obras. Desde 2017, já foram construídas 17 novas subestações e 116 ampliadas e modernizadas, além da construção de mais de 20 mil quilômetros de novas redes. O forte investimento em tecnologia, trazem mais confiabilidade para o serviço prestado à população.

Ainda como parte do planejamento da companhia para agilizar o atendimento das ocorrências, a Enel consegue aumentar em 50% o número de equipes em campo em dias de contingência, além de ter mais que dobrado o número de bases avançadas de atendimento, encurtando distâncias e ganhando em agilidade em campo, especialmente na zona rural. “Nessas bases, contamos com equipes, veículos, ferramentas e todos os materiais necessários para a realização de atendimentos emergenciais e de rotina. Com isso, já alcançamos, por exemplo, uma redução média de 35% nas distâncias que as equipes precisam percorrer para buscar equipamentos ou insumos para a realização de serviços”, concluiu Salas.

Fonte: Ana Capps

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