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Maratona de Inovação incentiva a criação de soluções para o mercado aquícola no AgriFutura Pescado

Com a participação de estudantes e startups, iniciativa ocorre entre os dias 17 e 19 de outubro, durante o Seafood Show Latin America

Identificar problemas, pensar em soluções e apresentá-las para o mercado, tudo isso em três dias. Será com essa rotina intensa que o AgriFutura Pescado, evento temático do AgriFutura, movimentará o Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo, entre os dias 17 e 19 de outubro. Promovida durante a programação do Seafood Show Latin America, a iniciativa tem como propósito incentivar e estimular ideias transformadoras para o setor de pescado.

Com a organização conjunta entre o Instituto de Pesca (IP), Instituto INNA ImC™ de Inovação Israelense e a Agência Paulista de Tecnologias do Agronegócio (APTA), o programa apresenta a Maratona de Inovação do Pescado, que conta com 12 equipes formadas por alunos da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), do Instituto Federal de São Paulo (SP) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Divididos em times, os estudantes participam de duas dinâmicas de inovação voltadas para a cadeia do pescado: a Gincana do Pescado, na qual os alunos identificam as dores e oportunidades do setor, e o Hackathon do Pescado, que propõe a solução das dores e a modelação negócios. “Em cada uma das atividades os alunos vão trabalhar as principais dores do setor. Na Gincana as equipe vão fazer a prospecção, durante a feira junto aos expositores; no Hackathon deverão assistir vídeos com depoimentos de players ligados a cadeia do pescado para que cheguem prontos para trabalhar o modelo de negócio, uma verdadeira maratona com diversos desafios”, afirma o Diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IP, Marcelo Souza.

Na Gincana do Pescado seis equipes da UFRRJ serão estimuladas a criar soluções inovadoras (Design Thinking), de forma livre e sem a preocupação com o modelo de negócio, a partir das dores e das oportunidades do setor. “Os times também participam do ciclo de apresentações do Seafood Talk Show, que contará pontos para gincana, e de oito dinâmicas até o final da competição no dia 19 de outubro, que terá a participação de três times”, acrescenta Souza.

Já no Hackathon do Pescado, seis equipes da Unesp e IFSP apresentam ideias com base em metodologias ágeis e Modelagem de Negócios Canvas. “De forma assíncrona, os times iniciam sua série de dinâmicas conhecendo diversas problemáticas da cadeia de pescado que podem ser solucionadas por meio de suas propostas”, explica o Diretor. As equipes também participam do Simpósio de Controle da Qualidade do Pescado (SIMCOPE), que conta ponto na disputa, e de outras 10 dinâmicas até a grande final, no dia 19 de outubro, com os três times classificados.

Para o Diretor, a Maratona de Inovação do Pescado é um incentivo e estímulo às ideias transformadoras, cultura maker, empreendedorismo e criatividade na cadeia de pescado. “Os times trabalharão nas soluções, podendo contar com mentoria ao vivo em diversas áreas (técnica, negócios, modelagem etc.), e deverão estar preparados para apresentar suas propostas para uma banca no formato de pitches, além de ter a oportunidade única de expor suas soluções a um consumidor real, pois terão acesso aos expositores da Seafood Show, que darão o feedback ao vivo às ideias apresentadas”, conta.

No dia 19 de outubro, ocorrem as semifinais para as duas atividades e os times selecionados apresentam seus pitches na Arena Talks. No mesmo dia, a partir das 15h30, ocorrem as finais e, às 16h30, serão conhecidos os primeiros colocados em uma cerimônia de homenagens e premiações, com certificados aos vencedores.

Contato direto com o mercado

Palco de uma mostra de inovações em que as principais startups relacionadas à atividade validam seus modelos de negócio junto a mentores do ecossistema do pescado, o AgriFutura Pescado também apresenta o Showcase de Startups, que será uma vitrine de soluções tecnológicas ligadas ao pescado.

“O AgriFutura Pescado criará um ambiente dinâmico. Nos três dias do Seafood Show, startups em fase de ideação, MVP (Mínimo Produto Viável) e Tração e Escala (maturidade do projeto) com interface com a cadeia do pescado apresentarão suas ideias”, conta o diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto de Pesca, Marcelo Souza.

A iniciativa que representa a abordagem inovadora no mercado do pescado é organizada pelo IP, um dos institutos de pesquisa vinculados à Agência Paulista de Tecnologias do Agronegócio (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O credenciamento gratuito e exclusivo para profissionais do setor pode ser feito pelo site: https://seafoodshow.com.br/.

Fonte: Attuale Comunicação

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