Com a guerra Rússia-Ucrânia entrando em uma nova fase, os embarques de grãos correm o risco de mais atrasos. Depois que a ONU e a Turquia intermediaram o acordo com a Rússia que permitiu a exportação de grãos da Ucrânia, dados da project44 indicam um aumento no número de navios de carga que saem dos portos ucranianos.
Apesar de muito inferior aos níveis pré-guerra, o fluxo mensal de navios deixando a Ucrânia, em setembro, foi 291% maior do que em julho — um salto de 58 para 227. No entanto, a escalada do conflito ameaça inviabilizar essa trajetória de crescimento em outubro.
Rastreador de Crises nas Cadeias de Suprimentos
A atualização sobre a situação dos portos ucranianos faz parte do Supply Chain Crisis Tracker, página criada pela project44 para reunir informações sobre perturbações nas cadeias de suprimentos globais. Com a maior coleção de dados da cadeia de suprimentos, monitorando mais de 700 portos e 350 mil contêineres ininterruptamente, a project44 analisa o impacto de grandes eventos no transporte à medida que eles se desenrolam.
Fonte: Guilherme Kamio