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Semana Internacional do Café celebra a 10ª edição com foco nas oportunidades de negócios e compromissos de ESG

Considerado um dos eventos mais importantes da cafeicultura mundial, a SIC acontecerá em formato 100% presencial, conectando produtores e empresas às necessidades mais atuais de mercado e aos compradores nacionais e internacionais

Cafeicultores, profissionais, torrefadores, cafeterias e compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de fazer uma nova jornada imersiva pelo atual cenário da cafeicultura brasileira. A Semana Internacional do Café (SIC) 2022 será entre os dias 16 e 18 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG). Neste ano, a SIC celebra sua 10ª edição, como um dos maiores eventos mundiais do setor e principal polo de conexão, atualização, conhecimento, oportunidades de negócios, lançamentos de produtos e novas tendências de consumo da bebida no Brasil, com o tema “Cafés do Brasil: avanços conquistados e os desafios para os próximos 10 anos”.

Para Antônio Pitangui de Salvo, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Sistema Faemg), o evento se consolidou como uma das maiores feiras do mundo e o maior encontro sobre café do Brasil. Chegamos à décima edição comemorando essa evolução e com grande desejo de continuar oferecendo uma programação diversa, com uma rica troca de conhecimentos que conecta, gera oportunidades e dá acesso a mercados e negócios à toda a cadeia produtiva. Minas Gerais é o maior produtor de café do país, e a SIC faz esta integração do nosso estado com os mercados nacionais e internacionais”.

“Chegamos ao décimo ano do evento que tem atuado na mobilização do mercado nacional e pretendemos, nesta edição, trazer um overview de todas as conquistas realizadas nesse período, debater o atual contexto e o futuro do setor, reforçando o protagonismo brasileiro na produção, exportação e consumo de café. Muitas empresas ganharam projeção na feira e atualmente são referências em suas áreas”, complementa Caio Alonso Fontes, diretor de planejamento da Café Editora, uma das realizadoras da SIC, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Sistema Faemg) e o Sebrae Minas.

Para isso, o evento – que teve a primeira edição em 2013, em Belo Horizonte, capital do estado que é o maior produtor de café do país, em celebração aos 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC) – reforçará ainda mais o fomento aos negócios e networking, com exposição de marcas, promoção de encontros, reuniões e cursos, além de oferecer aos visitantes uma extensa grade de conteúdos organizada em três pilares: agronegócio, cafeteria e comercialização. Entre os temas disponíveis nos três dias, será possível conferir apresentações sobre inteligência de mercado, cafeicultura sustentável e o futuro do café, destacando as oportunidades para as novas gerações de produtores, entre outros. Para a abertura, está confirmada a palestra magna “Projeções macro e micro da economia”, com Eduardo Giannetti, um dos principais economistas do país.

Para Thales Almeida Pereira Fernandes, Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, a SIC é um evento estratégico e o espaço ideal para toda a cadeia produtiva refletir sobre os próximos passos da cafeicultura. “O café é carro-chefe das exportações do agro no estado, reconhecido internacionalmente como o maior produtor mundial, mas o nosso desafio é ir além. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura e suas vinculadas (Emater-MG, Epamig e Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA), vem apoiando o produtor para que ele invista na produção de cafés especiais, que têm preços diferenciados no mercado e demanda crescente.  O desafio para os próximos anos é oferecer as condições necessárias para que cada vez mais cafeicultores sejam incluídos neste segmento da produção de valor agregado, que rentabiliza o produtor e faz com que o filho dele queira permanecer no campo e continuar a atividade. E a Semana Internacional do Café cumpre esse papel na medida em que coloca os produtores em contato com as novas tecnologias de plantio, beneficiamento da safra e preparo da bebida, além de aproximar o setor produtivo com o mercado”.

Parceiro desde a primeira edição, o Sebrae Minas, instituição que atua no fomento ao empreendedorismo nacional, tem contribuído para a promoção da SIC. De acordo com Roberto Simões, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, o evento é uma vitrine de tendências e reforça a condição do Brasil como o maior produtor de café do mundo. Dez anos após sua criação, maduro e consolidado entre os principais eventos mundiais, a SIC entrou definitivamente na agenda de todos os envolvidos com o café. E o Sebrae Minas se orgulha em fazer parte dessa história. Nesta edição, não será diferente. O evento terá uma programação especial voltada para o alinhamento do setor com as tendências mundiais e para quem procura por orientações técnicas e gerenciais, novas tecnologias, além de um ambiente propício para fazer bons negócios”.

Neste sentido, atrações de sucesso da SIC também retornam turbinadas. O evento novamente será palco do concurso Coffee of the Year, premiação que reúne os melhores cafés nacionais na avaliação de especialistas certificados pelo Coffee Quality Institute (CQI), compradores e do público, possibilitando aos empresários, produtores, torrefadores, baristas, classificadores, traders e especialistas conhecerem os principais resultados e novidades da safra 2022, em primeira mão.

Outros espaços conhecidos e celebrados pelos visitantes também ocuparão o pavilhão do Expominas, caso da Cafeteria Modelo, que simula uma loja para realização de workshops gratuitos sobre gestão e exemplos de negócios, tipos de produtos e tecnologias para comercialização da bebida; da Torra Experience, em que especialistas apresentam em cursos, suas habilidades e dicas de torrefação; e do Encontro de Mulheres IWCA Brasil (International Women´s Coffee Alliance – Aliança Internacional das Mulheres do Café), com palestras realizadas por mulheres que atuam no setor.

Reforçando o panorama de negócios e oportunidades para compradores e expositores, a área de exposição contará com estandes de marcas que são referências no mercado, como Nespresso, Nescafé, Grupo 3 Corações, Melitta, cooperativas, empresas de médio e pequeno portes e, também, aquelas que estão iniciando a trajetória no mercado e poderão ser conhecidas no Espaço Village. Esses são apenas alguns exemplos do que está programado para a jornada do público, que cresce a cada ano.

Com números crescentes, o evento partiu de 13 mil visitantes, em 2013, para 23 mil profissionais qualificados e volume de negócios em R$ 50 milhões na última edição presencial, além de ter experimentado as versões virtual e híbrida, em 2020 e 2021, respectivamente, por conta da pandemia.

“O mercado está aquecido, mas não só em volume de produção ou negócios. Existe uma grande busca pelo entendimento do cenário nacional e global, bem como dos recursos disponíveis para atendimento da agenda sustentável, geração de emprego e renda com as cooperativas e todo o ecossistema cada vez mais amplo que o café forma. A SIC conecta pessoas e empresas de forma estratégica, otimizando encontros entre quem produz e quem distribui que de outra maneira não aconteceriam ou levariam mais tempo”, finaliza Fontes.

O credenciamento está disponível em https://semanainternacionaldocafe.com.br/, onde é possível conferir, também, a programação da 10ª edição da SIC.

Fonte: Giulia Marini

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