Sistema multiplataforma em nuvem para gestão e rastreabilidade de plantas e produtos Halal será o destaque da participação na Saudi International Halal Expo 2022, que acontecerá de 7 a 9 de novembro na Arábia Saudita
A FAMBRAS Halal – primeira certificadora Halal do Brasil – está de malas prontas para a Arábia Saudita. Entre os dias 7 e 9 de novembro, participará da Saudi International Halal Expo 2022, evento que tem como objetivo atrair profissionais de todo o mundo, muçulmanos e não muçulmanos, para grandes oportunidades de negócios no mercado Halal.
São considerados Halal todos os produtos permitidos para o consumo dos muçulmanos segundo os preceitos da religião islâmica. São itens que, após um processo rigoroso de certificação – com base também em normais internacionais de segurança e qualidade – comprovaram não conter nem no processo fabril e nem na matéria-prima utilizada para fazê-los nada que coloque em risco a saúde e o bem-estar das pessoas e dos animais, que prejudique o meio ambiente ou se utilize de mão de obra inadequada no processo fabril, entre outras características.
Por serem considerados éticos e seguros, os produtos Halal deixaram se ser procurados apenas por muçulmanos – um mercado de quase 2 bilhões de pessoas – mas por todos os que praticam o consumo consciente. A estimativa é de que esse mercado deve movimentar em torno de US$ 5,74 trilhões até 2024, de acordo com dados do State of the Global Islamic Economy.
O evento – Durante a Saudi International Halal Expo 2022, a FAMBRAS Halal apresentará sua mais recente inovação, o Sys Halal. Trata-se de um sistema multiplataforma em nuvem para gestão e rastreabilidade de plantas e produtos Halal.
“Somos a maior certificadora da América Latina e quem implantou o Halal no Brasil. Com o Sys Halal, estamos dando uma nova contribuição a este mercado, no qual o Brasil figura como um dos principais expoentes”, diz Mohamed Zoghbi, presidente da FAMBRAS Halal.
O Sys Halal pode ser acessado em qualquer dispositivo com acesso à internet – computadores, tablets ou smartphones. É composto por três módulos: Certificação Digital Halal, que permite o gerenciamento do certificado Halal; Gestão e Garantia de Processos Halal, que faz o controle efetivo desde o processo de auditoria até a emissão dos certificados de habilitação da planta e de embarque; e o Rastreabilidade Halal, por meio do qual importadores, certificadores, acreditadoras e o consumidor final poderão informar-se sobre todas as etapas da cadeia produtiva de um determinado produto. “É uma ferramenta que, certamente, contribuirá em credibilidade e segurança para todos os produtos Halal brasileiros”, finaliza Zoghbi.
Fonte: Cristina Thomaz