22 C
Jatai
InícioNotíciasStartup do setor pet Woof lança quiz gratuito para ajudar tutores ...

Startup do setor pet Woof lança quiz gratuito para ajudar tutores na escolha do cão ideal

niciativa visa informar sobre porte, comportamento e propensão a doenças, assim como conscientizar sobre o abandono animal

A Woof, marketplace que proporciona competitividade aos pequenos pet shops e transforma a compra de produtos pet em um ato de cuidado, acaba de lançar o quiz Meu Cão Ideal. Com um questionário interativo, a iniciativa gratuita auxilia futuros tutores na escolha do cachorro mais compatível para cada estilo de vida, esclarecendo dúvidas relativas a porte, comportamento e propensão a doenças, ao mesmo tempo em que conscientiza sobre o abandono animal.

“No Brasil, há quase 150 milhões de animais de estimação e mais de 30 milhões de animais abandonados. A ideia do quiz surgiu justamente para evitar que pets adquiridos ou adotados sejam devolvidos e que a população de animais em busca de um lar aumente. Para isso, é fundamental que as pessoas saibam escolher de acordo com suas preferências e suas possibilidades reais, seja de tempo, espaço ou afeto”, declara a cofundadora e CMO da Woof, Marcela Grèzes.

A ferramenta é fruto do trabalho conjunto dos especialistas e dos desenvolvedores da startup, capitaneado pelo programador senior Kleisson Costa. Além de Marcela Grézes, a Woof contou com duas das maiores referências da indústria pet no país para a elaboração do recurso Meu Cão Ideal. São elas Dante Camacho, adestrador positivo há mais de 20 anos e palestrante internacional, e Fabiana de Andrade, PhD em Genética Canina e integrante do grupo MegaGen (UFRGS).

Segundo Camacho, há elementos comportamentais que devem ser considerados na escolha de um cachorro. “Por exemplo, se o tutor possui pouco tempo ou espaço limitado para dedicar a seu cachorro, é muito importante evitar raças com porte e nível energético maiores. Com isso, as chances de ter o melhor amigo de quatro patas desenvolvendo comportamentos indesejados são reduzidas”, explica.

Na mesma linha, algumas raças possuem predisposição genética e podem desenvolver tipos específicos de doenças, principalmente na fase adulta. Isso ainda pode resultar no aumento das despesas para os cuidados adequados durante toda a vida do animal, como informa a PhD em Genética Canina.

“Ao escolher um filhote por ser irresistivelmente fofo, pode-se esquecer que aquele animal envelhecerá e precisará de cuidados veterinários, muitas vezes relacionados à genética de uma determinada raça. Por isso também, em caso de compra, a seleção do canil e a avaliação do trabalho do criador é fundamental para mitigar riscos genéticos relacionados à origem daquele cão e, no quiz, o tutor recebe dicas sobre como avaliar o trabalho do criador para cada raça. Por outro lado, na adoção, é importante buscar saber algum detalhe sobre os pais do filhote ou sobre o histórico do animal, caso mais velho”, elucida Fabiana de Andrade.

Um negócio focado na qualidade de vida dos animais

Criada em 2018 pela especialista em comportamento animal Marcela Grèzes e o empreendedor Caetano Altafin, a startup atuava inicialmente como uma plataforma de adoção de pets. No entanto, ao identificar os diversos desafios na experiência de compra em estabelecimentos do setor, os fundadores decidiram reformular o negócio e passaram a promover a transformação digital de pet shops de pequeno e médio porte, assim como a transformação do ponto físico, com banho de loja e adoção da bandeira Woof.

Hoje, a startup possui a maior rede de pet shops afiliados do Brasil, com mais de 7 mil estabelecimentos, e é o único marketplace com entrega grátis, no mesmo dia ou de forma agendada, em cerca de 270 cidades.

Além do quiz Meu Cão Ideal, a Woof possui um canal de conteúdo audiovisual chamado Woof.tv, em que disponibiliza cursos sobre melhores cuidados, adestramento positivo e genética para tutores de animais de estimação e profissionais da indústria pet. Ainda em 2022, os planos da startup incluem atingir oito mil pet shops afiliados no marketplace e chegar a R$ 10 milhões em faturamento da rede de pet shops físicos com a bandeira Woof.

“A nossa meta é possibilitar que cada vez mais as pessoas usem a tecnologia para dar qualidade de vida aos seus animais, desde a escolha deles até a compra de itens pets e todas as outras capacidades desse universo. O quiz Meu Cão Ideal é exemplo disso. Recentemente, fomos aceitos em um programa de aceleração para desenvolver as tecnologias da Woof por meio de Machine Learning e Inteligência Artificial e estamos muito empolgados com o que vem pela frente”, finaliza o cofundador e CEO da startup, Caetano Altafin.

Fonte: Thamiris Pinheiro

spot_img
spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS