15 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralAquisições de fazendas devem ter olhar empresarial por parte do produtor

Aquisições de fazendas devem ter olhar empresarial por parte do produtor

Especialista reforça que compras de propriedades não devem ser tratadas como uma mera transação imobiliária e produtor deve buscar especialistas na área

O processo de fusões e aquisições de empresas é muito comum no mundo corporativo atual, onde ocorrem as operações e transações para a compra, venda ou fusão destas corporações, especialmente com o objetivo de aumentar a produtividade destas organizações e aumentar os lucros. No agronegócio, não é diferente, mas é preciso ficar atento a alguns processos importantes para que o negócio tenha sucesso.

Segundo o advogado Márcio Weiler, sócio da Guapo Sucessão Familiar e diretor da Frate Associated, as aquisições de fazendas devem ser vistas como ativos de grandes negócios e como a aquisição de uma empresa e não a simples compra de uma fazenda. “A compra de uma fazenda é um processo empresarial, como se estivesse adquirindo uma empresa com todas as suas cautelas necessárias, com todos os seus ônus e bônus”, destaca.

O especialista recomenda que os produtores enxerguem a fusão e aquisição como uma operação que é complexa mas que faz parte do nosso dia a dia. “Usualmente o que o produtor faz no seu dia é comprar e vender, seja na sua produção mas também quando se fala de ativos imobiliários. O que mais se vê são pessoas despreparadas com todas as teias de relações financeiras, contábeis e jurídicas e com as compliances ambiental, fundiária, financeira, trabalhista”, observa.

Weiler reforça que é fundamental que o produtor busque assessorias especializadas no tema e que não trate apenas como uma transação imobiliária tradicional. “Quando falamos em aquisição, é importante ter em mente que nada pode passar. É preciso fazer um filtro para se ter a rigidez do negócio, por isso é importante um conselheiro que olhe todas estas nuances da aquisição. O importante é estarmos preparados para quando a oportunidade chegar não venhamos a ter insucessos”, finaliza.

Fonte: AgroEffective

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS