22.2 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria Geralillycaffè revela os 40 finalistas do 32° Prêmio Ernesto Illy

illycaffè revela os 40 finalistas do 32° Prêmio Ernesto Illy

A illycaffè selecionou os 40 cafeicultores finalistas do 32º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, escolhidos entre as mais de 500 amostras inscritas para o tradicional prêmio.

As amostras, enviadas das principais regiões produtoras de café arábica do país, foram analisadas pela Experimental Agrícola do Brasil e pela Comissão Julgadora da premiação, composta por especialistas seniors em espresso da illycaffè. Esta análise levou em conta quesitos como: aspecto, cor, tipo, peneiras, teor de umidade, torração e qualidade da bebida, inclusive com degustação para espresso.

Minas Gerais, a maior região produtora do país, dominou a lista com 12 produtores do Cerrado Mineiro, 12 das Matas de Minas, 10 do Sul de Minas e 4 da Chapada Mineira. Os dois cafeicultores restantes são paulistas. Segundo dr. Aldir Teixeira, Diretor-Geral da Experimental e Presidente da Comissão Julgadora do Prêmio desde a primeira edição, em 1991, a seleção dos 40 finalistas sempre é muito difícil, uma vez que recebem muitos cafés com nota máxima, com excelente qualidade.

“A cada ano que passa a disputa fica mais acirrada e a seleção dos 40 finalistas torna-se mais difícil, já que os cafeicultores estão se aprimorando cada vez mais na produção de cafés de qualidade”, revela dr. Aldir Teixeira.

Os seis melhores cafés do país serão revelados na cerimônia de premiação, prevista para o primeiro semestre de 2023. Os três primeiros ganharão viagem ao exterior para participar do 8º Prêmio Ernesto Illy Internacional, quando será revelada a ordem de classificação entre eles (primeiro, segundo e terceiro colocados).

Durante a cerimônia do 32° Prêmio Ernesto Illy também serão revelados os melhores classificadores segundo o Prêmio Classificador do Ano. Todos os vencedores e finalistas recebem prêmios em dinheiro e diplomas.

Veja a lista de finalistas nacionais (a ordem alfabética não revela qualquer colocação):

AGRO FONTE ALTA

ALEMAR BRAGA RENA

CARLOS ALBERTO RIBEIRO DE ANDRADE

CBI MADEIRAS

CLAUDIO ESTEVES GUTIERREZ

CLAUDIO MARTINS BELO

DECIO BRUXEL

DENIS LEONARDO GOMES

ECOAGRICOLA CAFE

EVALDO VELOSO

FELIPE LOPES DA COSTA

FRANCISCO ANTONIO RIOS CORRAL

GUILHERME GERALDO AMANCIO DE SOUZA

HAROLDO VILELA DE CARVALHO

HISSATO OBA

JOAO REIS JUNIOR

JOSE CELIO DE MELO SOARES

JOSE HIROITI OKUYAMA

JUAREZ LOPES RODRIGUES

JULIO CEZAR DINIZ

LAZARO RIBEIRO DE OLIVEIRA

LUIS MANUEL RAMOS FACHADA M. DA SILVA

LUIZ ANTONIO POLI

LUIZ AUGUSTO DE ALMEIDA CAMPOS

MANOEL HUMBERTO COSTA VELOSO

MARCELO AFFONSECA GARCIA CORREA

MARCOS JOSE RIBEIRO MONTEIRO

MARIA DO CARMO VELOSO

MARIA EDUARDA COSTA VELOSO

MAURICIO ZUBIOLI

MGX FLORESTAL PARTIC E EMPRE

PEDRO HUMBERTO VELOSO

RAIMUNDO DIMAS SANTANA

RAIMUNDO DIMAS SANTANA FILHO

RAIMUNDO MARTINS

SANDRA LELIS DA SILVA

SAO MATEUS AGROPECUARIA

SILVIA IVANI PEDROZA RIBEIRO DO VALE

VANDERLEI PAULO MARTINS

VERA MARIA AFFONSECA GARCIA CORREA

illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933 e empenhada em oferecer o melhor café do mundo. Produz um blend único, 100% Arábica, feito com 9 das melhores seleções de Arábica do mundo, e tem um compromisso constante com a inovação. Com a criação do “Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso” no Brasil em 1991 e do “Ernesto Illy International Coffee Award” em 2017, reiterou o seu compromisso com os produtores de café, aos quais paga um preço premium pela melhor qualidade.

Desde 2013, a empresa, que está presente em 140 países de todo o mundo, tem figurado regularmente na lista das Empresas Mais Éticas do Mundo. Depois de adotar o estatuto de Società Benefit em 2019, em 2021 a illy tornou-se a primeira empresa de café italiana a obter a certificação internacional B Corp, em reconhecimento ao seu compromisso de respeitar os mais elevados padrões de desempenho ambiental e social. Em 2021, a empresa empregava 1305 pessoas e registrou receitas consolidadas de cerca de € 500 milhões. Em 2021, a Rhône Capital tornou-se acionista minoritária da illycaffè para ajudar a empresa no seu crescimento internacional.

Fonte: Larissa Takahashi

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS