O gibi, que faz parte do pilar social do ADAMA C.U.I.D.A., programa de sustentabilidade da companhia, será distribuído na feira e tem o intuito de demonstrar, de forma lúdica, que o agro não é o vilão da preservação ambiental, uma vez que, além de produzir alimento, ainda cuida do meio ambiente. A publicação mostra ainda que a tecnologia é fundamental para uma agricultura mais sustentável.
A ADAMA lança no Show Rural Coopavel, que acontece de 6 a 10 de fevereiro, em Cascavel (PR), o gibi As Aventuras de Adam. A publicação é uma ação do pilar social do ADAMA C.U.I.D.A (Compromisso pelo Uso Inteligente de Defensivos Agrícolas), a plataforma que reúne os compromissos da ADAMA pela sustentabilidade e agrupa as iniciativas da companhia nos 3 pilares: econômico, ambiental e social. Visando crianças de escolas urbanas e rurais, o gibi tem como objetivos falar sobre a origem dos alimentos, despertar o orgulho pela agricultura nas crianças e incentivar que sejam boas influências para seus pais agricultores.
“A produção de alimentos, as boas práticas na utilização de defensivos e a tecnologia e a inovação estão presentes no dia a dia da ADAMA. Sabemos que temos um papel fundamental na construção de um futuro melhor para os agricultores, funcionários e as comunidades nas quais vivemos e trabalhamos. Por isso foi criado o programa ADAMA C.U.I.D.A., que visa trabalhar nos três pilares de sustentabilidade no campo — econômico, social e ambiental –, cuidar do solo, da lavoura e das pessoas. Por meio dele, construímos parcerias e viabilizamos eventos, cursos, treinamentos e conteúdos que orientam milhares de agricultores pelo Brasil, garantindo a eles o sustento do seu próprio negócio”, informa Lydia Damian, gerente sênior de Comunicação e líder em Sustentabilidade da ADAMA no Brasil.
Desenvolvida pela Cerebelo Comunicação, agência de publicidade parceira da ADAMA, a história recebeu ilustrações de Roger Cartoon e o apoio de uma pedagoga, que revisou o roteiro. A publicação tem como público-alvo professores e crianças de escolas rurais e urbanas, de 5 a 8 anos.
Inicialmente, foram produzidos 500 gibis, entregues, em dezembro, às crianças do Instituto ADAMA, em Londrina (PR). Para 2023, foram produzidos 4 mil gibis a serem entregues nas duas principais feiras agrícolas do Sul do País, dentre elas o Show Rural Coopavel.
“Estamos no início desse projeto. Dependendo do resultado e do impacto da ação, pode haver mais edições do gibi e em outros eventos. A ideia é de que seja distribuído em escolas de comunidades onde a agricultura é predominante e, em seguida, em escolas urbanas. Além disso, estamos com um projeto junto a alguns parceiros de negócios do SOMAR, programa de relacionamento da companhia com os distribuidores e cooperativas, em que esses parceiros receberão a versão digital do gibi e poderão fazer a impressão e distribuir localmente, em escolas, eventos e feiras”, afirma Lydia.
Distribuição
As Aventuras de Adam será distribuído aos participantes do treinamento em Boas Práticas de Utilização de Defensivos Agrícolas, que ocorrerá na tenda do ADAMA C.U.I.D.A. (Compromisso pelo Uso Inteligente de Defensivos Agrícolas), o espaço exclusivo da ADAMA para falar sobre tecnologia de aplicação e sustentabilidade no Show Rural Coopavel.
Temas abordados
“A agricultura é um dos temas abordados para as crianças em muitas escolas. Porém, nem sempre as informações chegam de forma clara. Decidimos criar o gibi para levá-las de forma lúdica e reforçar alguns pontos, como o uso dos EPIs durante as aplicações dos defensivos agrícolas. Além de histórias que retratam o dia a dia no campo, o material traz brincadeiras como caça-palavras, jogo dos 10 erros, entre outras”, informa Lilian Cabrera, analista de Comunicação de Marketing da ADAMA que colaborou na idealização do projeto. Ela lista abaixo os temas abordados.
Remédios para as plantas: Assim como os remédios, os defensivos são utilizados a fim de controlar possíveis pragas e doenças que atacam as lavouras, pois esses possuem a capacidade de agir sobre a atividade biológica dos seres vivos. Esse controle é feito para proteger os cultivos e a produtividade das lavouras. Ao final, essa historinha reforça a importância do uso de EPI durante as aplicações.
De onde vem a comida: Aproximar as crianças dos alimentos e da forma como eles são produzidos. Mostrar que o que compramos no supermercado e consumimos vêm da agricultura e da pecuária. Os vegetais são plantados e os animais criados no campo, por produtores rurais. Eles podem ser arroz, feijão, milho, café, soja, verduras e frutas, assim como os animais que retiramos ovos, leite e a carne.
Biologia / tecnologia e correria: Mostrar que a tecnologia e a inovação estão presentes na agricultura e auxiliam o produtor na lavoura.
Fonte: Flávia Camargo