Os desafios do setor em relação ao digital e o sucesso nas vendas online foram os principais assuntos do primeiro Agrofy Day
São Paulo, abril de 2023 – Ecossistema de soluções digitais líder na América Latina e marketplace especializado em produtos e tecnologia para o agro, a Agrofy realizou nesta terça-feira (11), o Agrofy Day, primeiro evento proprietário da empresa, que reuniu representantes de grandes empresas do setor.
Com destaque para o sucesso das vendas pela internet, a abertura ficou por conta da jornalista e agro influenciadora Luiza Nogueira e o Diretor de Negócios da Agrofy no Brasil, Diego Arruda. “Muita gente que vai começar a digitalização me pergunta se o melhor é começar seu próprio canal ou abrir uma loja dentro de um marketplace. Dentro do marketplace, você aprende muito mais, certamente. Com acertos e erros. Na verdade, uma coisa não inibe a outra e talvez o ideal seja mesmo o posicionamento omnichannel. Ou seja, estar à disposição onde o cliente quiser comprar, preparado e com qualidade. Assim que precisamos atuar hoje em dia”.
A programação também contemplou um painel da gerente comercial da Agrofy, Patrícia Fernandes, sobre oportunidades no mercado online, além de uma apresentação exclusiva da Diretora de Marketing Transformation da multinacional de consultoria de gestão Accenture, Elizabete Gonçalves, com dados sobre a digitalização do agronegócio no Brasil. “O Agro vive um momento muito propício e sem precedentes para mergulhar em uma Jornada de Transformação Digital. A indústria tem uma oportunidade única de endereçar diversas dores e desafios que o produtor vive dentro e fora da porteira e a tecnologia é uma grande aliada neste contexto. Existem uma série de soluções já criadas não só pela indústria mas também por uma série de startups – e o agricultor já se vê em meio a uma avalanche de opções – algumas bastante robustas e outras em processo de amadurecimento. Uma curadoria dessas soluções certamente auxiliaria o agricultor a tomar melhores decisões – e, quem sabe, ferramentas pautadas na própria tecnologia – como a Inteligência Generativa – possam ajudar este produtor na escolha dos recursos que melhor lhe vão atender”, pontua Elizabete.
O Diretor Comercial do Clube Agro, Eric Chinen, falou sobre a importância da fidelização no mercado. “O produtor já fazia uso dessas ferramentas de loyalty em outras áreas e até no próprio agro, mas precisava de uma solução centralizada. O objetivo do Clube Agro, agora parceiro da Agrofy, é unificar esses pontos e ampliar o leque de opções em termos de lojas e postos de troca”.
A agenda trouxe, ainda, uma mesa de debate sobre o sucesso das vendas pela internet, com Roberson Marczak e Silvio André Biasuz, Gerente de Inovação e Gerente Nacional de Acesso ao Mercado da ADAMA; Renan Beca, Gerente de Marketing da Toyota Brasil; Luiz Felipe Leidens, Coordenador de Marketing da Kepler Weber; e Astor Klipp, Gerente de Marketing e Vendas da LS Tractor. “Para nós, as tecnologias digitais serão e já estão sendo as responsáveis por uma gigantesca transformação no modo de vida das pessoas – e no agro não é diferente. Tecnologias embarcadas nas máquinas, informações na palma da mão do gestor sobre tudo que acontece na propriedade… Estas transformações vão se tornar a forma de negócio. Em um momento bem próximo, todas as negociações vão germinar, evoluir e se concretizar em sua maioria pelas plataformas digitais. Esta transformação já começou”, afirma Klipp.
Sediada em um dos principais hubs de inovação e tecnologia de São Paulo, o Cubo Itaú, a Agrofy aposta nas conexões proporcionadas pela tecnologia para integrar mais de 6 mil empresas no portfólio e levar uma experiência digital exclusiva ao consumidor no campo.
Fonte: Isabel Franson