Feira rotativa teve recorde de inscritos e será realizada, este mês, em Uruguaiana (RS)
Criadores que participarem da 35ª Fenovinos, em Uruguaiana (RS), entre os dias 17 e 21 de maio, poderão acompanhar ofertas de quatro diferentes criadouros. É que o leilão que está programado para o dia 19 de maio, da Estância Silêncio, de Livramento, terá três convidadas, sendo duas delas do Paraná. Serão ofertadas mais de 200 fêmeas da Silêncio, da Fazenda Serrana, de Palmeira (PR), da Cabanha King Star, de São José dos Pinhais (PR) e do Rancho Miguel, de Fazenda Vila Nova (RS).
O responsável pela batida do martelo será o leiloeiro Eduardo Knorr. Ele comenta que, principalmente pelo desempenho da carne premium de ovinos, o mercado está aquecido e que a expectativa da Fenovinos, que é quando começa a safra de outono/inverno, é muito boa. “Nesse caso deste leilão da Silêncio Poll Dorset em Uruguaiana, serão 200 fêmeas PA e um grupo de dez fêmeas PO, o interesse hoje nessa época reside mais nesses animais”, detalha o leiloeiro. Eduardo Knorr diz, ainda, que o evento deve se destacar pela prenhez de algumas fêmeas. “Está sendo feito ultrassom e a ideia é que se leve à pista fêmeas com prenhez confirmada, inclusive de lotes com possibilidade concreta de gêmeos”, contou. Segundo ele, em 2022, já houve a oferta de lotes com todas as componentes com prenhez confirmada. A gestação gemelar, conforme o leiloeiro, agrega valor ao lote.
Apesar de ser um evento marcado pelo desfile de alta genética, os resultados comerciais não devem ser balizadores do mercado. Quem explica é o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco). Edemundo Gressler diz que o ciclo de comercialização inicia pela Expointer. “O expositor leva para a Expointer para mostrar a sua genética e depois ele vende nos remates particulares entre outubro e dezembro”, detalha. É na primavera que se realiza o ciclo de exposições de ovinos pelo interior do estado. Gressler esclarece que a Fenovinos tem um caráter, desde seu surgimento, de fomento à ovinocultura. Tanto ele quanto o leiloeiro Eduardo Knorr salientam que esta é a época de vender as fêmeas, pois os carneiros se valorizam a partir da Expointer, pois passam a “trabalhar” num outro período do ano nos criatórios.
Com um número de inscritos que superou 600 animais, a Fenovinos deste ano vai bater recorde de participantes. “Este total de 490 animais de galpão e 39 trios de ovinos que a gente denomina os rústicos, deu um total de 625 animais é um número que realmente expressa toda essa vontade dos ovinocultores e dos que fazem genética, de mostrar os seus animais, principalmente quando se trata de uma Fenovinos que está sendo realizada praticamente 90 dias de uma Expointer”, avalia Edemundo Gressler. Ele ainda destaca que os grandes campeões dos julgamentos da Fenovinos garantem passaporte para serem grandes destaques em Esteio.
Além do leilão da Estância Silêncio, a Fenovinos terá a realização de outros remates. O Miss Ovelha também será realizado no dia 19, no final da tarde e será multi raças. Já no sábado, dia 20, será realizado o remate Momento Ideal. A Fenovinos será realizada no Parque Agrícola e Pastoril, em Uruguaiana (RS). A feira rotativa já passou por municípios como Vacaria, Lagoa Vermelha, Passo Fundo, Santo Ângelo, Pelotas, São Sepé, Caçapava do Sul e Jaguarão. Também já foi organizada no Paraná. Em 2024, o destino da Fenovinos será Santa Margarida do Sul.
Fonte: AgroEffective Assessoria de Imprenssa