Em 2022, uso do sistema integrado da Tina já resultou em aumento do faturamento mensal dos vendedores e vendedoras
A Tina, assistente virtual baseada em Inteligência Artificial desenvolvida para atender a área comercial da BRF, já gerou um incremento de 5 pontos percentuais no faturamento mensal dos vendedores que utilizaram a solução, com maior frequência, durante o ano de 2022. São 5.500 usuários que interagem diariamente com a Tina, abordando mais de 300 tópicos diferentes, que incluem informações sobre operação, vídeos e documentos e tudo com acesso rápido e prático. A solução reúne ainda informações personalizadas e já é utilizada por mais de 90% da força de vendas da companhia.
“Já estamos vendo uma grande evolução nos indicadores, com menor curva de aprendizado, mais simplicidade, agilidade e eficiência nos processos do dia a dia e, por consequência, melhores resultados. Com esse tipo de iniciativa, conseguimos melhorar, tanto o dia a dia do time, como também a experiência do cliente. Isso gera mais valor para todos os envolvidos”, afirma Manoel Martins, vice-presidente Comercial Brasil da BRF.
Com desenvolvimento próprio, a BRF atuou para entender as principais necessidades e oportunidades para integração de processos e informações relevantes para o time de vendas de maneira unificada, centralizada e online. Frentes tecnológicas, como Cloud Computing, Machine learning, Big Data e Inteligência Artificial, foram usadas para processar os dados e prever ações, facilitando a tomada de decisão rapidamente, junto a camada de processamento de linguagem natural (NLP), usada em chatbots, inclusive no WhastApp, para interação do time com a Tina.
Combinando essas tecnologias, os usuários do time Comercial, com apenas um clique, conseguem obter seus indicadores de produtividade, informações sobre a remuneração variável, acesso a todo o catálogo de produtos BRF, faturas, status de pedidos e logística. Além disso, esse conjunto de ferramentas permite que eles compartilhem e gerem insights valiosos que auxiliam na alavancagem dos negócios de parceiros, melhorando a operação e a experiência de todos.
“Estamos animados com os resultados já alcançados e temos outras melhorias previstas com base no retorno dos usuários. Nosso objetivo é expandir o uso da solução para toda a liderança, além de evoluir com os algoritmos de inteligência artificial para ter simulações e previsões mais precisas e personalizadas, de acordo com as necessidades de cada usuário e cliente. Desta forma, temos uma atuação proativa e contribuímos cada vez mais na geração de valor de toda a cadeia”, explica Victor Antonio, diretor da área de inteligência.
Fonte: Guilherme Vasconcelos de Souza