O Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo. Em 2022, foram 2,8 milhões de toneladas de carne brasileira embarcadas para outros países, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Para elevar ainda mais esse patamar, a exigência por excelência na produtividade brasileira aumenta a cada ano, e os desafios de produção seguem na mesma constante. Nesse contexto, as condições climáticas que podem afetar a qualidade da nutrição animal são importantes fatores.
Segundo a Embrapa, a nutrição bovina chega a representar cerca de 40% a 60% de todo o investimento no processo de produção. É por isso que em algumas regiões do Brasil, o período seco que chega com o inverno reforça a importância do planejamento na atividade pecuária de corte e de leite, principalmente no que se refere ao processo de ensilagem – uma das técnicas mais eficientes para conservar a boa alimentação dos bovinos.
“A silagem é uma ótima alternativa para a nutrição animal, entretanto, o pecuarista pode perder até 40% do material por erros no processo de produção. A queda na qualidade e na quantidade da alimentação estão entre os principais fatores que influenciam a produtividade animal trazendo consequências como baixo desempenho reprodutivo, maior suscetibilidade à enfermidades, atraso no processo produtivo e perda na receita anual”, afirma a Pesquisadora de Desenvolvimento de Produto e Mercado da Divisão de Soluções para Pastagem da BASF, Isadora Cristófoli Pereira.
Conforme explica a pesquisadora, a utilização do inoculante no processo de ensilagem pode trazer benefícios significativos, como o início mais rápido do processo fermentativo, possibilitando que o material ensilado tenha menor taxa de perdas e a inibição de bactérias e fungos indesejáveis, evitando a contaminação da silagem. “A BASF possui em seu portfólio o inoculante LactoSilo® Gold Liofilizado, indicado para todos os tipos de silagem, como milho, sorgo, capim e cana-de-açúcar. Com 7 bactérias na formulação, incluindo a Lactobacillus buchneri, LactoSilo® Gold Liofilizado é um parceiro de longa data do pecuarista que se preocupa com a nutrição adequada do seu rebanho”, destaca Isadora.
A solução melhora o aroma, pH da silagem durante o processo de fermentação, palatabilidade, digestibilidade e a conservação após a abertura do silo. LactoSilo® Gold Liofilizado também ajuda a preservar o valor nutricional da forragem, contribuindo para uma silagem de alta qualidade e para um rebanho mais saudável e produtivo.
Preservação através do controle de pragas
Os pecuaristas que dispõem de pastagens para nutrir o gado também devem ficar atentos às pragas que causam prejuízos. “Segundo dados da Embrapa, no Brasil, cerca de 95% da carne produzida é feita em regime de pastagem”, destaca Ricardo Zanquettim, Gerente de Negócios da BASF Soluções para Pastagem. A cigarrinha-das-pastagens é uma das pragas que mais causam danos à pecuária brasileira e, para seu controle, recomendamos a utilização de inseticidas como o Nepaxir® da BASF. O produto conta com dois ingredientes ativos e possui ação sistêmica e de contato, com ótima performance no controle de ninfas e adultos.
Plantas daninhas são outra ameaça para a nutrição do rebanho, já que elas competem por água, luz e nutrientes com o capim, atrapalhando o seu crescimento, além de não possuírem valor nutritivo adequado para o ganho de peso do gado. O capim-navalha (Paspalum virgatum L.), também conhecido como capim-navalhão ou capim-cabeçudo é um exemplo de planta daninha muito presente no norte do país, mas que já pode ser encontrada no cerrado e algumas regiões do sudeste. Suas folhas possuem cerdas laterais serrilhadas, que machucam a boca do gado e possuem baixo valor nutritivo. O controle desse tipo de gramínea é feito através do uso de herbicidas como o Vaboro® da BASF, o qual possui dois ingredientes ativos que, juntos, permitem o controle pós-emergência do capim-navalha. Vaboro® é ideal para aplicações localizadas e pode ser utilizado em área total dependendo do tipo de capim que o produtor possuir na propriedade.
“Para alcançar uma nutrição de alta qualidade, é importante que o pecuarista crie um sistema de planejamento, utilizando-se de uma silagem de alta qualidade no período da seca e mantendo as pastagens limpas e livres de plantas invasoras e cigarrinhas durante a estação das águas.”, finaliza Zanquettim.
Fonte: Gabriel Vitor