Parceiros de pesquisadores vinculados à Unoeste no Orchid Seed Stores for Sustainable Use (OSSSU) Project – Darwin Initiative, colombianos são recebidos nesta quinta-feira (22), no campus 2 da universidade em Presidente Prudente. São os produtores de orquídeas Vicente Perdomo Caicedo e Leticia del Carmen Abdala Berzunza, que atendem os mercados de flores da Colômbia, México e Estados Unidos.
Os visitantes estiveram no Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais da Faculdade de Ciências Agrárias e em outros espaços, ciceroneados pelo Dr. Nelson Barbosa Machado Neto e Dra. Ceci Castilho Custódio; professores dos cursos de graduação presencial e EAD em Agronomia e do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, que oferta mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Ensino superior
Encontro avaliado pelos pesquisadores como relevante, por permitir a troca de experiências da produção in vitro, que compreende de germinação e crescimento e que servem para retroalimentar as pesquisas e gerar outras, inclusive dentro do próprio OSSSU, o projeto mundial de Armazenamento de Sementes de Orquídeas para Uso Sustentável, voltado à preservação dessa planta que corre risco de extinção.
Com quatro décadas de atuação Vicente tem a parceria de sua esposa Leticia há 20 anos, com expertise que os coloca no topo dos produtores de orquídeas. São colaboradores com ofertas de sementes para diversas instituições de ensino superior da Colômbia, tais como a Universidade Nacional da Colômbia, Universidade Autônoma da Colômbia e Pontifícia Universidade Javeriana.
Ciência e educação
As contribuições com a ciência incluem o envolvimento com o OSSSU e em congressos internacionais nos quais estiveram juntos com o casal de pesquisadores vinculados à Unoeste em diferentes ocasiões na própria Colômbia e em outros países: Costa Rica, Cuba e Equador. Na área educacional do ensino básico, Vicente e Leticia atendem escolas públicas.
Atuam em duas escolas rurais de Cali e Restrepo, ensinando o cultivo de orquídeas para jovens de 15 a 18 anos. A intenção é de que futuramente possam ser produtores e comerciantes de orquídeas. Existe a perspectiva de criação de uma cooperativa que possa entrar em funcionamento no ano que vem. Há entusiasmo nesse projeto de ensino e de futura geração de trabalho e renda.
Andança regional
O casal colombiano possui laboratório de multiplicação in vitro de orquídeas, em uma chácara. Tem um banco de germoplasma de orquídeas com cerca de 300 espécies. Além de Prudente, os visitantes estiveram em Taciba, hospedados na fazenda do agropecuarista Miguel Custódio, onde a filha Ceci e o genro Nelson mantêm um orquidário. Na quarta-feira (21) estiveram em orquidário na cidade de Assis.
Na chácara Bela Vista Plantas ornamentais, fundada em 1949 pelo imigrante alemão Ludovico Schmidt e que atrai visitantes de outros países, foram recebidos por Antonio Schmidit, em Assis, na região do Vale do Paranapanema, na bacia hidrográfica do rio Paranapanema. Na quinta-feira (23), Vicente e Letícia seguirão para a região de Piracicaba, um centro produtor de orquídeas.
Fonte: Assessoria de Imprensa