O sucesso no mercado das commodities faz com que o agro empreendedor paranaense se destaque em um segmento bastante competitivo no país
Detentor de uma trajetória reconhecida nacionalmente no ramo do agrobusiness, o empresário paranaense Fausto Araujo atribui à sua visão empreendedora uma expressiva parcela do sucesso. O destaque alcançado é confirmado por meio de uma produtividade que ultrapassa a média nacional e que obtém qualidade elevada dos grãos.
Natural de Guarapuava, desde muito cedo, ainda criança, Fausto tinha a certeza de que manteria acesa a paixão da família pela terra, fazendo parte da agro sucessão e colocando todo o seu entusiasmo e criatividade em benefício do agronegócio. Para isso, teve exemplos inspiradores, como o do seu pai. “Eu sempre tive muita liberdade, podendo fazer os incrementos que considerava necessários em uma parcela da fazenda. Assim fui aprendendo e me envolvendo cada vez mais”, contou.
Planejamento e liderança
Graduado em Engenharia Agronômica desde o início dos anos 2000, o empresário sempre ressalta a importância inegável da parte técnica no dia a dia dos negócios, mas sem perder o contato com estratégias advindas do empreendedorismo e business, como planejamento e desenvolvimento de liderança para conduzir as relações e impulsionar as negociações, registrando os melhores resultados possíveis em suas ações.
“Eu sempre comento que a planta é sensível e precisamos deixar um prato cheio ao lado da raiz, que pode ser considerada por analogia a sua boca. Então é necessário proporcionar a condição ideal para que a planta tenha alimento, fonte de oxigênio e água por um maior período. Não podemos estressá-la e tudo isso demanda investimento, acompanhamento e conhecimento”, exemplificou.
No entanto, a planta não é a única integrante do processo. Ele pontua: “Ao mesmo tempo, como agro empreendedores precisamos manter uma relação baseada em convicção, certeza e confiança com os colaboradores, que precisam trabalhar satisfeitos. Na agricultura, temos nossa grande oportunidade uma vez ao ano e não podemos errar, pois o erro custa caro e é árduo. Por tudo isso, a gestão deve ser realizada de maneira eficiente e otimizada”.
Visão ampliada
Assumindo o protagonismo da sua história, Fausto Araujo expandiu o impacto social de sua atuação profissional para outras áreas de interesse no decorrer dos últimos anos, se tornando multifacetado. Desde 2007, começou a investir no setor imobiliário, criando loteamentos e construindo residências, tornando, assim, possível a realização do sonho da casa própria para muitas pessoas.
Tendo em vista a sua ousadia exploradora – algo que, segundo ele, vem de família, uma das desbravadoras do Estado do Mato Grosso, ainda na década de 1970 – e, como passou a infância e adolescência na fazenda, as questões relacionadas à natureza sempre chamaram a atenção de Fausto, que é também um preservador ambiental.
Portanto, em 2012 ele concluiu uma pós-graduação em Gestão Ambiental e adquiriu um local que se tornou um dos primeiros parques ecológicos particulares do país. “Pretendo investir em turismo ecológico nessa área. Por isso, planejo construir o primeiro hotel do país localizado em um jardim botânico, a fim de compartilhar com mais pessoas essa riqueza natural e proporcionar a visitação e a sensibilização para a importância da preservação ambiental”, destacou.
Fonte: Agrojornalismo Assessoria de Imprensa