O estabelecimento de regras e legislações protecionistas e precaucionistas tem provocado mudanças na geopolítica global, com efeitos para o agronegócio brasileiro, que possui papel relevante no comércio mundial de alimentos, fibras e de energias renováveis. Conectado a esse cenário, o 22º Congresso Brasileiro do Agronegócio traz o painel Geopolítica e Governança, com a participação de três autoridades no assunto: Francisco Turra (ex-ministro da Agricultura e presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA), Paulo Hartung (presidente Executivo da Indústria Brasileira de Árvores – IBA), e o embaixador Roberto Azevedo (ex-diretor Geral da Organização Mundial do Comércio – OMC).
Moderado pelo jornalista William Waack, o painel apresentará um panorama da geopolítica e seus efeitos para o agro brasileiro, e analisará como as recentes legislações aprovadas, especialmente o Green Deal Europeu, impactam o setor. Os debatedores também abordarão a importância da governança pública para que o Brasil mantenha os atuais acordos comerciais e estabeleça novas negociações com outros países e regiões no futuro. As inscrições para participar do Congresso nas modalidades presencial e online estão abertas, e podem ser feitas por meio do site oficial.
Na avaliação de Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio – ABAG, esse painel é estratégico. “A realidade nos mostra a importância de narrativas positivas, que reforcem a modernidade do agro tropical brasileiro, que é baseado em ciência, aplica tecnologias inovadoras e utiliza processos sustentáveis, como a integração de culturas e a melhoria do solo, resultando em uma agenda produtiva e sustentável”, explica.
Marcado para o dia 7 de agosto, o 22º Congresso Brasileiro do Agronegócio é uma realização da ABAG e da B3, a bolsa do Brasil. Considerado um dos mais importantes eventos do setor no país, tem como tema central Brasil Agro: Inovação e Governança e contará ainda com mais três painéis: Cadeias Produtivas e Inovação; Inovação e Mercados; Governança e Perspectivas.
O evento terá ainda as homenagens da ABAG para José Luiz Tejon Megido e para o pesquisador da Embrapa Miguel Ivan Lacerda Moreira, que receberão, respectivamente, o Prêmio Ney Bittencourt de Araújo – Personalidade do Agronegócio 2023 e Prêmio Norman Borlaug – Sustentabilidade 2023.
Fonte: Elizabeth Melo (Mecânica Comunicação Estratégica)