Em um ano de desafios na pecuária brasileira, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) encerra 2023 com um saldo positivo em relação à divulgação e visibilidade das raças em território nacional. Crescimento dos seus programas e novas parcerias também foram destaques ao longo do ano, segundo a entidade.
Nas exposições os números foram expressivos. Na Nacional Hereford e Braford, ocorrida em Bagé (RS), no mês de maio, foram 455 animais concorrendo a prêmios. Já na Expointer, em Esteio (RS), foram 320 exemplares, sendo a maior associação com participação no Parque Assis Brasil este ano. “Tivemos nossa Exposição Nacional, Expointer e diversas exposições pelo interior com muito sucesso e números crescentes nas suas inscrições e também em presença de público”, destaca o presidente da ABHB, Eduardo Soares.
E não foram apenas nas pistas de julgamento que as raças Hereford e Braford surpreenderam positivamente. Apesar da oscilação do mercado, a busca por genética de qualidade das raças Hereford e Braford foi muito procurada na temporada de remates. Ao todo 44 remates foram oficializados pela ABHB, somando um faturamento recorde de mais de R$ 42 milhões.
O dirigente também ressalta os demais programas da entidade que alcançaram crescimento ao longo de 2023. “O setor de registro genealógico apresentou um crescimento importante, com crescente expansão para outro estados e novos sócios através da nova categoria de Sócio Incentivo. Já o programa oficial de avaliação genética, o PampaPlus, mais uma vez, atingiu recorde nas suas avaliações. E, por fim, o nosso programa de carne está, cada vez mais, consistente, com números importantes de certificação, o que, consequentemente, fideliza a marca Carne Hereford ao mercado consumidor, tanto nos estabelecimentos que vende a nossa carne, como nos restaurantes parceiros da associação”, salienta.
Na Carne Hereford, três dos destaques foram, a parceria com o restaurante L’Entrecot D’Olivier, do chef Olivier Anquier, em São Paulo (SP), o novo parceiro do programa na certificação, Frigorífico Argus, de São José dos Pinhais (PR), e também o Restaurante Los Pampas 520, de Bento Gonçalves (RS). Além disso, outro momento importante foi a parceria com Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), em diversos eventos, como a Peleia Gastronômica junto às classificatórias, o Bocal de Ouro e a Final do Freio de Ouro.
Fonte: AgroEffective Assessoria de Imprensa