Deficiência de boro prejudica a absorção de água e nutrientes pelas plantas, dificultando seu desenvolvimento e afetando o tempo de prateleira
Diante de um consumidor cada vez mais exigente e cuidadoso com a alimentação, quem produz o alimento também deve estar atento com o manejo do que é produzido no campo. Por isso, cada vez mais o produtor rural está investindo nos cuidados com as plantas e na nutrição do solo, principal aliado de uma boa produtividade, seja nas commodities como a soja e milho ou na produção de hortifrútis.
Para uma planta crescer saudável é necessária uma nutrição adequada, o que vai garantir bons frutos e maior resistência a eventos climáticos como, por exemplo, a estiagem. Entre os nutrientes essenciais está o boro, que auxilia no desenvolvimento das plantas ao longo do ciclo e na absorção do cálcio.
Em culturas frutíferas a deficiência de boro pode prejudicar a absorção de água e nutrientes, resultando em alterações anatômicas, químicas e fisiológicas nas plantas e frutos, ocasionando prejuízos ao agricultor.
Para suprir essa demanda, a MaxiSolo – empresa catarinense referência em fertilizantes minerais – agregou ao seu portfólio o SulfaBor, um fertilizante mineral misto com formulação de eficiência aumentada por tecnologias inteligentes. Composto por duas dinâmicas de liberação – uma mais rápida e outra gradual – SulfaBor tem ação multinutricional que oferece, além do boro, cálcio e enxofre no mesmo grânulo.
No cultivo de tomate, por exemplo, a falta de cálcio e boro pode resultar em grandes deficiências. Com a aplicação de SulfaBor há um maior enraizamento, que resulta em maior capacidade de absorção de água e maior aproveitamento de outros nutrientes e, consequentemente, maior produtividade e sanidade do fruto. “Com maior disponibilidade de cálcio da tecnologia SulfaBor, os resultados são maior qualidade de frutos e folhas, culturas mais saudáveis e menos sensíveis a estresses, além de frutos mais uniformes que vão gerar um maior valor agregado no mercado”, explica Isabelle Vilarino, a engenheira agrônoma e Desenvolvedora técnica de mercado da MaxiSolo.
Esses benefícios se aplicam tanto para frutas quanto para as hortaliças. “Através da maior disponibilidade do cálcio, há uma redução na perda de água no pós-colheita, o que aumenta o tempo de prateleira do fruto fresco. Já através do boro, há um maior pagamento de flor e fruto, pois atua no desenvolvimento do tubo polínico”, conclui Isabelle.
Especialmente por conter fontes de liberação rápida e gradual, além de aditivos que reduzem seu potencial de perda, o SulfaBor possui um blend de nutrientes e concentração de boro total que supera a barreira da mecanização agrícola. A tecnologia permite minimizar as dificuldades operacionais, uma vez que possui a mesma concentração de boro por grânulo, o que possibilita que a aplicação nas lavouras seja facilitada e mais precisa.
Por: AgroUrbano Hub Comunicação
Foto: MaxiSolo / divulgação