Nos dias 12, 13, 19 e 20 de abril, a Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) promove o 9º Simpósio Nacional do Morango, um dos principais encontros técnico-científicos dessa cadeia produtiva. O evento é gratuito e on-line e será realizado pelo canal da Embrapa no YouTube.
Nesta edição, serão discutidos avanços tecnológicos para cultivo sustentável e responsável da fruta. Em sete painéis, estão previstos temas como manejo integrado de pragas, melhoramento genético, produção de mudas, produção orgânica, Produção Integrada de Morango (PIMo), sistemas sustentáveis de produção e mercado. O evento ainda contará com relatos de experiências de produtores.
O Simpósio também está dividido em temáticas por dia. No primeiro, o foco são oportunidades e desafios para a cadeia produtiva. No segundo, estão em destaque a produção de mudas e o melhoramento genético. Na sequência, os participantes abordam as Boas Práticas Agrícolas (BPAs) para a cultura. Por fim, no último dia, palestras sobre sistemas inovadores de produção encerram o evento.
O Simpósio é aberto ao público e tem carga horária total de 12 horas. Mas tem direito à certificação apenas quem realizar inscrição prévia e obter, no mínimo, 75% de presença durante as transmissões. O público-alvo é composto por produtores rurais, estudantes, extensionistas, professores, pesquisadores, agricultores, técnicos da iniciativa privada e pública e representantes da cadeia produtiva.
Sobre o evento
O Simpósio Nacional do Morango foi realizado pela primeira vez em 1999, pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Pouso Alegre/MG. Em 2004, a Embrapa Clima Temperado assume a organização da segunda edição e de todas as edições seguintes. Desde que teve início, o evento oportunizou a interação entre os principais pesquisadores do Brasil e de outros locais que cultivam morangos, como países da América do Sul, América do Norte e Europa.
São parceiros na realização: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Seapdr), Embrapa Hortaliças (Brasília, DF), Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS), Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade da Flórida (GCREC), Emater/RS-Ascar, Emater-MG, Prefeitura de Atibaia/SP e Fundação de Apoio à Pesquisa Edmundo Gastal (Fapeg).
Fonte: Embrapa Clima Temperado