O presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), Tirso Meirelles, participou ontem do painel “Agronegócio” do 7° Conexidades, realizado em São Sebastião, município do litoral norte de São Paulo. Participaram também do painel Guilherme Piai Filizzola, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, do especialista em consultoria organizacional Roberto Rodrigues, do prefeito de São Sebastião (município que sediou o evento) Felipe Augusto.
Guilherme Piai falou sobre os avanços da sua pasta no governo estadual e criticou as pessoas e instituições que costumam se posicionar agressivamente contra o agronegócio e os produtores rurais. Para ele, o setor tem de ser valorizado, pois é a agropecuária brasileira que vai liderar o processo de segurança alimentar do mundo, e também o processo de combustíveis renováveis e de transição energética através do etanol, etanol de segunda geração, biogás, biometano, hidrogênio verde, amônia verde, é o setor sucroenergético.
Piai mencionou o sucesso do Cadastro Ambiental Rural (CAR) destacando que o São Paulo tem mais CARs validados que o Brasil inteiro junto, e que o Estado tem 25% de áreas preservadas, sendo 5% a mais do que o código florestal exige. O secretário comentou ainda que o Estado de São Paulo está no caminho para se tornar o grande protagonista em combustíveis renováveis e transição energética. “Dos 10 milhões de hectares com produção de cana-de-açúcar no Brasil, quase 6 milhões estão no estado de São Paulo. Temos mais de 170 usinas, 70 delas estão a 20 quilômetros de gasodutos já existentes e já tem usinas transformando vinhaça em biogás e biometano, e em breve estarão captando resíduos sólidos das cidades para gerar biometano. Nós vamos acabar com o problema do lixo no estado de São Paulo e vamos gerar combustível renovável”, disse Piai.
Tirso Meirelles, presidente da Faesp, falou da importância dos municípios como impulsionadores das produções rurais locais, e sobre a importância de desenvolver as vocações regionais com o turismo rural e os arranjos produtivos. “Precisamos unir forças para fortalecer cada vez mais a agroindústria para permitir que o agronegócio seja cada vez mais sustentável tanto econômica quanto ambientalmente. É o agronegócio que está sustentando o País, que está elevando o PIB, que está incrementando as exportações, gerando emprego e renda”, destacou o presidente da Faesp. Ele mencionou ainda as iniciativas do governador Tarcísio para apoiar os produtores rurais, ao disponibilizar recursos para o setor, dentre outros avanços da Secretaria de Agricultura estadual.
O mediador do painel e presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo, Sebastião Misiara, fez uma homenagem a Fábio de Salles Meirelles. Ele ressaltou a importância do presidente de honra da Faesp como liderança do agronegócio, e que graças a sua gestão na Federação o Brasil teve muitas conquistas que levaram o setor a ter a relevância econômica e o protagonismo que tem hoje como maior produtor de alimentos do mundo.
Fonte: Mario Luiz Teixeira