17.6 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria Geral4º Festival do Cordeiro de Hidrolândia destaca potencial da ovinocultura no Brasil

4º Festival do Cordeiro de Hidrolândia destaca potencial da ovinocultura no Brasil

Evento gratuito acontece de 29 de abril a 3 de maio e reúne capacitação técnica, experiências gastronômicas e oportunidades de negócios.

Hidrolândia, a 26 km de Goiânia, já é conhecida como a “cidade das águas e das jabuticabas”. Agora, o município consolida sua posição como um polo estratégico da ovinocultura nacional. Recentemente reconhecida pela Assembleia Legislativa de Goiás como um centro de fomento à criação de ovinos, a cidade se prepara para sediar a 4ª edição do Festival do Cordeiro, o maior evento do setor no Centro-Oeste.

De 29 de abril a 3 de maio, o Parque de Eventos Casimiro Lino de Araújo, às margens do Lago de Hidrolândia, será palco de uma programação diversificada, que inclui capacitações técnicas, feira de negócios e uma experiência gastronômica única. A entrada e o estacionamento são gratuitos.

O festival busca atrair mais produtores para a ovinocultura, atividade que pode representar uma importante fonte de renda para pequenos criadores. “O Brasil tem uma demanda crescente por carne de cordeiro, mas a produção nacional ainda não consegue suprir o consumo interno”, afirma Márcio Carneiro, fundador do evento.

Dados do IBGE mostram que o rebanho nacional de ovinos cresceu mais de 20% na última década, passando de 17 mil cabeças em 2013 para 22 mil em 2023. O aumento do número de criadores em Hidrolândia reflete esse crescimento. “Quando iniciamos o festival, há quatro anos, eram apenas dois produtores na cidade. Hoje, já são 39 criadores registrados pela Agrodefesa”, destaca Márcio. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) já capacitou quatro turmas de produtores no município, totalizando 100 profissionais recebendo assistência técnica e gerencial.

Além da viabilidade econômica, a criação de ovinos oferece vantagens produtivas: o ciclo reprodutivo é menor que o dos bovinos e requer menos espaço, o que favorece pequenos produtores. Em Goiânia, o preço do quilo da carne de cordeiro gira em torno de R$ 50, mas ainda é difícil encontrar o produto fora de empórios e casas especializadas. Boa parte do carré de cordeiro consumido em Goiás vem do Uruguai.

Destaques da programação

Diferente das exposições agropecuárias tradicionais, o Festival do Cordeiro trará um pavilhão com mais de 400 ovinos premiados de diversas regiões do Brasil, além de promover o Café com Prosa, um espaço interativo para a troca de experiências entre criadores, especialistas e interessados no setor.

O evento também sediará, pela segunda vez, uma etapa do Circuito Nacional do Cordeiro, realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO-Ovinos) e pela Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper). A competição permitirá que produtores adquiram reprodutores melhoradores para seus rebanhos.

Gastronomia e experiência sensorial

A programação gastronômica é um dos grandes atrativos do festival. O renomado especialista em cortes ovinos, Léo Pinto, conduzirá oficinas sobre o preparo da carne, e o evento contará com o aguardado desafio culinário Queima do Cordeiro. A competição reunirá chefs premiados, que criarão pratos exclusivos à base de carne de cordeiro, proporcionando uma experiência gastronômica inesquecível. As degustações serão pagas, com preços de até R$ 120 por prato.

A Queima do Cordeiro acontecerá no sábado, seguida de competições de laço e uma noite de atrações musicais para encerrar o festival com grande estilo.

SERVIÇOS

4º Festival do Cordeiro de Hidrolândia

Data: 29 de abril a 3 de maio

Local: Parque de Eventos Casimiro Lino de Araújo, Hidrolândia-GO

Entrada e estacionamento: gratuitos

Organização: TOPAgro, AGASCEL, Capriovinos Goiás e Sindicato Rural de Hidrolândia

Apoio: SENAR, FAEG, IFAG

Mais informações: (62) 99294-9148

A equipe organizadora do 4º Festival do Cordeiro de Hidrolândia/ 2ª Top Agro – Feira de Agronegócios conta com sua participação nesta segunda-feira, dia 24 de março, às 9h, na sede da Associação Goiana de Municípios (Rua 98 n.127 Qd.F16 St. Sul), para discutir os pontos cruciais para impulsionar o desenvolvimento da ovinocultura no coração do Brasil.

Em pauta: fortalecimento da cadeia e oportunidades da ovinocultura para geração de renda extra para agricultores familiares, abate no Estado e construção de frigorífico em Goiás, discussão coletiva (com os representantes das principais entidades do setor) para alçar melhores caminhos para promoção da carne de cordeiro na gastronomia brasileira e novas soluções para os grandes entraves do setor.

Nessa importante Reunião também apresentaremos a Prévia da Programação do Festival do Cordeiro de Hidrolândia, a ser realizada de 29 de abril a 3 de maio, no Parque de Eventos Casimiro Lino de Araújo, em Hidrolândia.

Favor confirmar participação via [email protected]

Convidados:

Presidente da AGM e Prefeito de Hidrolândia – José Délio Alves Júnior

Presidente do Sistema Faeg/Senar – José Mário Schreiner

Superintendente do Senar Goiás – Dirceu Borges

Deputada Federal – Marussa Boldrim

Presidente do Sindicato Rural Hidrolândia – Fernando Nazaré

Diretor Superintendente do Sebrae Goiás – Antônio Carlos de Souza Lima Neto

Deputado Estadual – Rumes Marques

Presidente do Festival do Cordeiro – Márcio Carneiro

Presidente da Associação Goiana de Criadores de Ovinos  (Capriovinos) –  Ademir Sousa Lima

Representantes das Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (Arco)

Representantes da Associação Brasileira de Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper)

Fonte: Festival do Cordeiro

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS