Evento gratuito acontece de 29 de abril a 3 de maio e reúne capacitação técnica, experiências gastronômicas e oportunidades de negócios.
Hidrolândia, a 26 km de Goiânia, já é conhecida como a “cidade das águas e das jabuticabas”. Agora, o município consolida sua posição como um polo estratégico da ovinocultura nacional. Recentemente reconhecida pela Assembleia Legislativa de Goiás como um centro de fomento à criação de ovinos, a cidade se prepara para sediar a 4ª edição do Festival do Cordeiro, o maior evento do setor no Centro-Oeste.
De 29 de abril a 3 de maio, o Parque de Eventos Casimiro Lino de Araújo, às margens do Lago de Hidrolândia, será palco de uma programação diversificada, que inclui capacitações técnicas, feira de negócios e uma experiência gastronômica única. A entrada e o estacionamento são gratuitos.
O festival busca atrair mais produtores para a ovinocultura, atividade que pode representar uma importante fonte de renda para pequenos criadores. “O Brasil tem uma demanda crescente por carne de cordeiro, mas a produção nacional ainda não consegue suprir o consumo interno”, afirma Márcio Carneiro, fundador do evento.
Dados do IBGE mostram que o rebanho nacional de ovinos cresceu mais de 20% na última década, passando de 17 mil cabeças em 2013 para 22 mil em 2023. O aumento do número de criadores em Hidrolândia reflete esse crescimento. “Quando iniciamos o festival, há quatro anos, eram apenas dois produtores na cidade. Hoje, já são 39 criadores registrados pela Agrodefesa”, destaca Márcio. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) já capacitou quatro turmas de produtores no município, totalizando 100 profissionais recebendo assistência técnica e gerencial.
Além da viabilidade econômica, a criação de ovinos oferece vantagens produtivas: o ciclo reprodutivo é menor que o dos bovinos e requer menos espaço, o que favorece pequenos produtores. Em Goiânia, o preço do quilo da carne de cordeiro gira em torno de R$ 50, mas ainda é difícil encontrar o produto fora de empórios e casas especializadas. Boa parte do carré de cordeiro consumido em Goiás vem do Uruguai.
Destaques da programação
Diferente das exposições agropecuárias tradicionais, o Festival do Cordeiro trará um pavilhão com mais de 400 ovinos premiados de diversas regiões do Brasil, além de promover o Café com Prosa, um espaço interativo para a troca de experiências entre criadores, especialistas e interessados no setor.
O evento também sediará, pela segunda vez, uma etapa do Circuito Nacional do Cordeiro, realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO-Ovinos) e pela Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper). A competição permitirá que produtores adquiram reprodutores melhoradores para seus rebanhos.
Gastronomia e experiência sensorial
A programação gastronômica é um dos grandes atrativos do festival. O renomado especialista em cortes ovinos, Léo Pinto, conduzirá oficinas sobre o preparo da carne, e o evento contará com o aguardado desafio culinário Queima do Cordeiro. A competição reunirá chefs premiados, que criarão pratos exclusivos à base de carne de cordeiro, proporcionando uma experiência gastronômica inesquecível. As degustações serão pagas, com preços de até R$ 120 por prato.
A Queima do Cordeiro acontecerá no sábado, seguida de competições de laço e uma noite de atrações musicais para encerrar o festival com grande estilo.
SERVIÇOS
4º Festival do Cordeiro de Hidrolândia
Data: 29 de abril a 3 de maio
Local: Parque de Eventos Casimiro Lino de Araújo, Hidrolândia-GO
Entrada e estacionamento: gratuitos
Organização: TOPAgro, AGASCEL, Capriovinos Goiás e Sindicato Rural de Hidrolândia
Apoio: SENAR, FAEG, IFAG
Mais informações: (62) 99294-9148
A equipe organizadora do 4º Festival do Cordeiro de Hidrolândia/ 2ª Top Agro – Feira de Agronegócios conta com sua participação nesta segunda-feira, dia 24 de março, às 9h, na sede da Associação Goiana de Municípios (Rua 98 n.127 Qd.F16 St. Sul), para discutir os pontos cruciais para impulsionar o desenvolvimento da ovinocultura no coração do Brasil.
Em pauta: fortalecimento da cadeia e oportunidades da ovinocultura para geração de renda extra para agricultores familiares, abate no Estado e construção de frigorífico em Goiás, discussão coletiva (com os representantes das principais entidades do setor) para alçar melhores caminhos para promoção da carne de cordeiro na gastronomia brasileira e novas soluções para os grandes entraves do setor.
Nessa importante Reunião também apresentaremos a Prévia da Programação do Festival do Cordeiro de Hidrolândia, a ser realizada de 29 de abril a 3 de maio, no Parque de Eventos Casimiro Lino de Araújo, em Hidrolândia.
Favor confirmar participação via [email protected]
Convidados:
Presidente da AGM e Prefeito de Hidrolândia – José Délio Alves Júnior
Presidente do Sistema Faeg/Senar – José Mário Schreiner
Superintendente do Senar Goiás – Dirceu Borges
Deputada Federal – Marussa Boldrim
Presidente do Sindicato Rural Hidrolândia – Fernando Nazaré
Diretor Superintendente do Sebrae Goiás – Antônio Carlos de Souza Lima Neto
Deputado Estadual – Rumes Marques
Presidente do Festival do Cordeiro – Márcio Carneiro
Presidente da Associação Goiana de Criadores de Ovinos (Capriovinos) – Ademir Sousa Lima
Representantes das Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (Arco)
Representantes da Associação Brasileira de Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper)
Fonte: Festival do Cordeiro