30 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria Geral3º Festival de Aves de Porto Seguro promove conservação ambiental

3º Festival de Aves de Porto Seguro promove conservação ambiental

O Centro Histórico de Porto Seguro, no Sul da Bahia, é o cenário escolhido para a 3ª edição do Festival de Aves, que será realizado entre os dias 17 e 19 de agosto. O evento é gratuito, aberto ao público e traz uma programação para pessoas de todas as idades. Haverá oficinas, atividades educativas, exposições, contações de histórias, palestras com especialistas e a atrativa observação de aves ao ar livre.

O festival tem como objetivo sensibilizar as pessoas sobre a importância da conservação da natureza, usando como o principal atrativo a observação de aves livres, uma atividade que tem crescido nos últimos anos e vem se tornando uma tendência em turismo ambiental.

“Nossa região possui muitas espécies de aves, algumas delas extremamente raras ou endêmicas, ou seja, só ocorrem aqui na Costa do Descobrimento. Por isso, realizar um festival com foco na educação ambiental tendo a observação de aves como foco é uma forma importante de sensibilizar a comunidade e os turistas que nos visitam para a importância da conservação do meio ambiente e de nossa região”, destaca Virginia Londe de Camargos, gerente de Meio Ambiente e Gestão Integrada da Veracel.

O festival é uma realização da RPPN Estação Veracel, em parceria com a RPPN Rio do Brasil, o Parque Nacional do Pau Brasil, o Refúgio da Vida Silvestre Rio dos Frades e a Universidade Federal do Sul da Bahia. Conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Seguro.

Reconhecida pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Sítio do Patrimônio Mundial Natural, a RPPN Estação Veracel é considerada uma área-chave para conservação de aves pela BirdLife International, organização ambiental com sede no Reino Unido que atua na proteção de aves e da natureza.

Na área da Estação Veracel já foram registradas mais de 180 espécies de aves e, desde 2019, mais de 1 mil observadores de aves visitaram a Estação com esse propósito. O número impressiona, tendo em vista que a atividade foi suspensa durante o período da pandemia. Além disso, 18 publicações científicas nacionais e internacionais relacionadas à avifauna na RPPN Estação Veracel já foram publicadas.

Fonte: Veracel Celulose

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS