Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da alimentação saudável e a segurança alimentar, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA) realiza de 12 a 17 de outubro, durante a 30ª Semana da Alimentação, uma programação completa com diversas ações e palestras sobre a temática.
O evento tem a finalidade de discutir com especialistas, representantes governamentais e produtores os principais desafios da segurança alimentar e nutricional. Para a diretora de Segurança Alimentar, Camila Kanashiro, a data é primordial para debater ações estratégicas, em conjunto, para mitigar a insegurança alimentar.
“A Semana Mundial da Alimentação tem uma importância enorme, não só para promover hábitos saudáveis, mas também para destacar questões sociais, econômicas e ambientais ligadas à forma como produzimos e consumimos alimentos. Neste ano, em que comemoramos a 30ª Semana da Alimentação na Secretaria da Agricultura, vamos trazer temas como o combate ao desperdício de alimentos, alimentação escolar e educação alimentar”.
O evento inicia, neste domingo (12), com a comemoração dos 10 anos da Feira Bom Preço do Agricultor, no Jabaquara, em São Paulo. Uma iniciativa que conecta o pequeno produtor rural e o consumidor final, oferecendo produtos frescos com preços mais baixos que os do mercado convencional.
Já na terça-feira (14), na sede da SAA, acontecerá o II Encontro do Projeto Cozinhalimento – “Combate ao desperdício de alimentos”. Neste dia, diversos profissionais do setor discutirão o tema e ainda haverá degustação das preparações dos cursos do Projeto Cozinhalimento.
Enquanto, no Dia Nacional do Cogumelo (15), haverá o lançamento do Livro “Agro SP na Mesa – Cogumelo”, que incentiva o consumo de cogumelos por meio de informações técnicas, dicas, curiosidades e receitas. O encontro também reunirá interessados, especialistas, produtores e apreciadores do universo dos cogumelos, promovendo conhecimento, troca de experiências e divulgação dos variados aspectos culturais, científicos e gastronômicos.
Já na quinta-feira (16), Dia Mundial da Alimentação, teremos a cerimônia de entrega do Prêmio Josué de Castro. O prêmio é uma oportunidade única para reconhecer iniciativas de combate à fome e de promoção da segurança alimentar e nutricional no território estadual. A homenagem tem como objetivo reconhecer e valorizar empresas, instituições e parceiros que se destacam no apoio e no desenvolvimento de programas e ações voltados à Segurança Alimentar Sustentável. Este reconhecimento representa o compromisso conjunto de governos, sociedade civil e iniciativa privada em promover uma alimentação acessível, saudável, segura e sustentável para toda a população.
A homenagem será concedida por mérito, destacando aqueles que se dedicam a construir um futuro mais justo, reforçando assim o nosso compromisso com o fortalecimento das políticas públicas de segurança alimentar. Também haverá os lançamentos dos livros “Agro SP na Mesa – Pescado”, da Diretoria de Segurança Alimentar, e de Plantas Alimentícias não Convencionais, da Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI).
Fonte: Caíque Ribeiro de Sousa