A Peneira Alta, localizada na cidade de São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais, recebeu cerca de 350 convidados, a maior parte cafeicultores da região para conferir a segunda edição do Encontro de Mercado e Sustentabilidade, que contou com o patrocínio da Experimental Agrícola do Brasil/illycaffè.
Durante o evento, os convidados tiveram a oportunidade de trocar experiências e conhecimentos sobre boas práticas agrícolas e as formas mais eficazes de agricultura sustentável e regenerativa.
O 2º Encontro de Mercado e Sustentabilidade contou com dois painéis para debates: Mercado e Sustentabilidade e Cafeicultura Regenerativa. No Painel Mercado e Sustentabilidade participaram: Eduardo Sampaio (Eng. Agrônomo – Plataforma Global do Café), Flávia Barbosa (Diretora Executiva da Exportadora Guaxupe), Fernando Alvarenga (Diretor da Peneira Alta), André Jacintho Mesquita (Diretor de Comodities – Invista Cereais) e Jenny (Gerente de Sustentabilidade NLATAM – LDC Louis Dreyfus).
Já o painel “Cafeicultura Regenerativa” recebeu as presenças: Elesandra Beloni (Eng. Agrônoma e Gestora de qualidade de cafés especiais – AGROBELONI), Cesar Candiano (Eng. Agrônomo e Consultor da Experimental Agrícola do Brasil/ illycaffè), Juliani Barbosa de Souza (Certificadora Regenagri) e Victor Monseff de Almeida Campos (CEO 3r Ribersolo e Produtor rural de Cafés especiais, Abacate e Lúpulo – Fazenda Bella Terra).
“O tema proposto pelo evento vai ao encontro da incansável busca e paixão da illycaffè em unir desenvolvimento social e sustentável, para oferecer o melhor café sustentável ao mundo. Sempre comprometida em mitigar os efeitos das mudanças climáticas em toda a cadeia de fornecimento, começando pelo cultivo do café, a illy promove o modelo sustentável de agricultura regenerativa, que permite regenerar naturalmente o solo e reduzir as emissões de CO₂. Este tipo de cultivo também contribui para a melhoria da saúde do ecossistema graças ao aumento da biodiversidade das espécies utilizadas para cobertura e dinâmica do solo”, ressalta Cesar Candiano.
Fonte: Priscilla Merlino