Em apenas em sua segunda edição, a ExpoLeite, promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), já se consolidou no cenário de exposições agropecuárias internacionais. Prova disso é a grande participação do público vindo de outros países.
Comitivas de países da América Latina e da África passaram pelo Salão Internacional, espaço destinado para recepção dos visitantes estrangeiros no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), durante a feira. E os números surpreendem: já são 70 visitantes, mesmo número da ExpoGenética 2024.
“Estamos na segunda edição da ExpoLeite e já estamos recebendo um público surpreendente. Estamos dando início a essa tradição da feira leiteira, e já percebemos que o gado leiteiro e a genética leiteira são algumas das maiores demandas dos nossos visitantes internacionais. Isso é especialmente verdadeiro para países tropicais que buscam garantir eficiência e segurança alimentar para suas populações por meio da produção de leite”, destaca a Supervisora de Relações Internacionais da ABCZ, Raquel Dal Secco.
Diretamente da Colômbia, uma comitiva de agricultores e pecuaristas associados da Cooperativa Colanta visitaram o Parque Fernando Costa, onde aprenderam um pouco mais sobre as raças zebuínas.
“Para nós, o Brasil é extremamente importante, já que grande parte da genética que utilizamos na Cooperativa Colanta vem daqui. Somos uma cooperativa que produz 2 milhões e 300 mil litros de leite diários, e, embora a principal genética que utilizamos seja do gado Holandês, 17% da nossa genética é baseada nas raças Gir Leiteiro e Girolando. Por isso, é fundamental trazer nossos produtores para que conheçam a genética que utilizamos, que é a genética brasileira, conheçam as mães, os pais, as filhas e vejam de perto o avanço genético que o Brasil alcançou”, aponta o Coordenador de Genética e Reprodução da Cooperativa Colanta, Oscar Cano.
Já na tarde da última terça-feira (22), foi a vez da ABCZ receber a visita de uma comitiva da Costa do Marfim e Gabão. Em viagem ao Brasil por meio do Instituto Daniel Franco, o grupo veio conhecer a pecuária leiteira do Brasil e aproveitou para participar da 2ª ExpoLeite.
“Anotei duas coisas particularmente marcantes. A primeira é a paixão com que todos os trabalhadores do setor pecuário se dedicam ao seu trabalho, o que realmente me tocou. A segunda é ver que o Brasil conseguiu construir toda uma cidade em torno do gado Zebu”, comenta o médico veterinário, Patrick Mba Bekoung
A oportunidade foi a realização de um sonho, que antes era visto só pela internet. “Pesquisei na internet sobre Uberaba, e quando encontrei, descobri o Zebu. Então pensei: ‘Ah! Espero que eu consiga, espero que eu possa visitar’. E finalmente chegamos aqui. Estou muito feliz, meu sonho se tornou realidade”, celebra a médica veterinária, Matsanga Stephanie.
A 2ª ExpoLeite é uma realização da ABCZ, com apoio do Sebrae, BB Seguros, e CNA/FAEMG/SENAR. A feira é patrocinada por NEOGEN e Troncos Romancini, com assessoria de DBarros Rural. Itaipava é a cerveja e Dona Nenem é o café oficial da ExpoLeite.