Realizado pelas Agroligadas – Núcleo Barra do Bugres, Barralcool, UISA e Grupo RLS, o encontro aconteceu nos dias 13 e 14 de setembro em MT
O 1º Encontro de Bioenergia de Mato Grosso reuniu cerca de 700 pessoas que tiveram a oportunidade de conhecer os benefícios e subprodutos da cana-de açúcar. Realizado pelo Movimento Agroligadas – Núcleo Barra do Bugres, Barralcool, UISA e Grupo RLS, o encontro aconteceu nos dias 13 e 14 de setembro, no Senai em Barra do Bugres – MT.
O objetivo foi apresentar para membros da comunidade, professores, acadêmicos e estudantes das redes de ensino da região os benefícios, Contribuições Socioambientais e Socioeconômicas da cultura da Cana- de-Açúcar e a importância do setor sucroalcooleiro que está presente no Norte do estado.
Nos dois dias do evento, os técnicos das usinas Barralcool e UISA apresentaram os processos através de cinco estações temáticas que demonstravam desde a produção do etanol e do açúcar, ações de ESG até as oportunidades de emprego disponíveis em toda a cadeia produtiva.
“O evento foi um sucesso! É muito importante as empresas que produzem energia, produzem combustível de maneira limpa, reaproveitando os seus resíduos, participarem para poder informar as pessoas sobre o processo, muita gente não sabe como ele funciona, como ele é limpo, como ele é sustentável, como tudo que é feito dentro da usina é reaproveitado”, ressaltou a Engenheira Civil da UISA, Vitória de Oliveira Lopes.
“Foi muito significativo a participação da comunidade, dos estudantes, que tiveram essa chance de conhecer também as oportunidades que uma usina pode proporcionar, como emprego e o desenvolvimento que gera, com processos sociais que ajudam no crescimento das cidades que estão em volta e até o país, porque a energia e o combustível gerado aqui podem percorrer o país inteiro”, acrescentou a engenheira.
O 1º Encontro de Bioenergia de MT faz parte do circuito de eventos promovido pelo Movimento das Agroligadas, que tem como missão ligar a cidade ao campo. A Coordenadora do Núcleo Barra do Bugres, Regiane Souza avaliou o encontro como positivo e afirmou que a ação alcançou o seu objetivo.
“Nós alcançamos, sem dúvida alguma, o nosso objetivo que era plantar uma sementinha nos alunos, para que eles tenham a conscientização da importância do setor sucroalcooleiro da nossa região, com apoio das duas usinas UISA e Barralcool, mostrando toda a importância desse setor. Foi muito gratificante”,disse Regiane.
O evento teve como parceiros o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), Sindicato Rural de Barra do Bugres, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), UNEMAT, Unopar e o Sindicato das Indústrias de Bioenergia do Estado de Mato Grosso (SINDALCOOL/MT).
Fonte: Crop AgroComunicação