A apresentação dos resultados da 3ª edição do programa ‘Zebu: Carne de Qualidade’ reuniu criadores, pesquisadores, integrantes da diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e estudantes de Ciências Agrárias, na manhã desta terça-feira (22), durante a programação da 16ª ExpoGenética. Desta vez, foram testados 147 animais, de quatro grupos de cruzamentos entre raças zebuínas: Brahmanel, Guzonel, Sindinel e Tabanel, adquiridos de 11 criatórios de MG, MS, GO e SP.
O programa ‘Zebu: Carne de Qualidade’ foi desenvolvido pela ABCZ em parceria com a Embrapa, Epamig, Esalq/USP, Fazu, Intergado, Premix, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Viçosa e Unicamp.
Em seu discurso, o Presidente da ABCZ destacou o empenho dos parceiros. “Os trabalhos de pesquisa são essenciais para a evolução da genética zebuína. A ABCZ se orgulha em caminhar ao lado de instituições que se dedicam ao desenvolvimento da pecuária nacional. Parabéns aos técnicos, aos produtores e aos investidores deste trabalho. Se a carne tem qualidade, é porque nos empenhamos em fazer o melhor!”, enfatizou Gabriel Garcia Cid.
Os participantes ficaram instalados na Fazenda Experimental da ABCZ – Orestes Prata Tibery Júnior. A avaliação seguiu o modelo das edições anteriores, sendo três etapas: prova de ganho em peso a pasto; prova de eficiência alimentar em confinamento e abate técnico.
Os resultados da 3ª edição do programa ‘Zebu: Carne de Qualidade’ estão disponíveis no site da ABCZ.
Fonte: ABCZ