Reconhecido como o maior e um dos principais fóruns de discussão do setor na América Latina, o 15º Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (SBSS), realizado pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet), ocorreu nesta semana, em Chapecó (SC) e reuniu aproximadamente 2 mil pessoas que participaram de 16 palestras da programação científica. O SBSS aconteceu no formato híbrido. Simultaneamente, foram realizadas a 14ª Brasil Sul Pig Fair e a Granja do Futuro, presencialmente.
O presidente do Nucleovet, Lucas Piroca, salientou que o evento envolveu renomados profissionais nacionais e internacionais que compartilharam conhecimentos em diversos assuntos de relevância atual. “Proporcionamos informações com a melhor qualidade possível, com total base técnica e científica e com relação com o mercado mundial do setor. O Simpósio é um evento com grande capacidade para indicar tendências e atualizar os profissionais envolvidos na cadeia da suinocultura”.
PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Durante o SBSS, 16 palestras contribuíram para atualizar os profissionais que atuam na cadeia suinícola. O presidente da Comissão Científica do SBSS, Paulo Bennemann, enfatizou que um dos grandes diferenciais do SBSS é proporcionar conhecimentos científicos que contribuam no dia a dia dos profissionais e das empresas. “O Simpósio teve a presença de palestrantes com alta expertise nos temas e que debateram tendências, inovações e o futuro do setor suinícola”.
A programação foi organizada em seis painéis que abordaram o uso prudente de antimicrobianos e bem-estar animal; nutrição; pessoas; reprodução e manejo de leitões; mercado e governança social e ambiental; sanidade e biosseguridade.
14ª BRASIL SUL PIG FAIR
Mais de 50 expositores participam da 14ª Brasil Sul Pig Fair. A feira foi um espaço onde as empresas geradoras de tecnologias apresentaram suas novidades, seus produtos e serviços, permitiram a construção de networking e o aprimoramento técnico dos congressistas. A Pig Fair reuniu, simultaneamente ao SBSS, empresas de aditivos, biosseguridade, diagnóstico, equipamentos, genética, nutrição, vacinas, tecnologia, entre outros.
GRANJA DO FUTURO
Dez empresas expuseram produtos e serviços para a cadeia de produção suinícola na Granja do Futuro, que aconteceu simultaneamente ao 15º SBSS. O espaço simulou uma granja, com os principais equipamentos necessários para a produção de suínos, destacando tecnologia e inovação. Participam as empresas Açotubo, Ald, Brasplast, Crystal Spring, Embrapa, Farenzena, Munters, Proaromas, Roboagro e Sta.
DOAÇÕES
Tradicionalmente, em todos os Simpósios que promove, o Nucleovet doa parte do valor das inscrições pagas para entidades. Nesta edição do SBSS, a comissão organizadora definiu por fazer a doação para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Chapecó e para a Sociedade Amigos dos Bichos. A presidente da Rede Feminina, Fátima Da Cas Zanella, e a vice-presidente, Ronice Schmitz, a presidente da Sociedade Amigos dos Bichos, Giuvana Becker, e a voluntária Jovane Bottin receberam um cheque simbólico das doações.
Neste ano, o SBSS também contou com a NúcleoStore, uma loja exclusiva do Nucleovet com produtos personalizados. O valor arrecadado com as vendas será destinado a uma entidade beneficente.
APOIO
O 15º SBSS tem apoio da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), do Conselho Regional de Medicina Veterinária de SC (CRMV/SC), da Embrapa Suínos e Aves e da Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária (Somevesc).
Fonte: MB Comunicação Empresarial